Pará de Minas (MG) e municípios do entorno estão em alerta máximo por risco de rompimento de barragem do Carioca

Pelo menos sete municípios devem ser atingidos em caso de rompimento da barragem Carioca, da Usina Hidrelétrica Santanense. População que vive abaixo da estrutura começou a ser evacuada no início da noite deste domingo (9)

Na noite deste domingo, 9, a prefeitura de Pará de Minas, a 83 quilômetros da capital Belo Horizonte (MG), emitiu alerta máximo para os moradores do entorno da Barragem do Carioca, que faz parte da PCH da usina Santanense. De acordo com Defesa Civil do município, a estrutura apresenta alto risco de rompimento e pode atingir ainda a zona rural das cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará. 

No comunicado feito pelo 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros,  por volta das 19 horas, a orientação oficial era que os moradores que vivem abaixo da hidrelétrica deixassem suas casas imediatamente. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, um bombeiro alerta a população sobre o nível do rio São João que pode subir até 60 metros.

No começo da noite, a barragem que triplicou seu volume, de acordo com informações da prefeitura, já vertia água pelas laterais, inundando fazendas do entorno. Em caso de transbordamento, a água pode atingir as casas de moradores mais próximos em apenas 20 minutos.

A Igreja Nossa Senhora de Lourdes e o centro de saúde da cidade de Pará de Minas estão recebendo os moradores que estão desalojados e não têm parentes que possam acolhê-los.

 “Já verificamos e várias partes aqui da parte debaixo já inundou tudo. Isso é um alerta, não é fake news. Pedimos a compreensão das pessoas que estão próximas ao ribeirão aqui do São João e do Paciência para que desocupem suas casas, vai para lugares mais altos em casas de parentes ou pessoas que possam te ajudar”, alertou o prefeito Elias Diniz em vídeo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 09/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos de Congonhas (MG) sofrem com alagamentos, risco de rompimento de barragem e desinformação

Diante de cenário de chuvas intensas, população sofre com medo de rompimento de barragem da CSN. Inundações deixaram centenas de pessoas desabrigadas

| Publicado 11/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

População de Itatiaiuçu sofre com risco de rompimento de duas barragens

Comunidades atingidas pelas barragens de rejeitos da ArcelorMittal e Usiminas não têm rota de fuga e estão isoladas

| Publicado 11/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Bacia do Paraopeba tem alagamentos com água contaminada por rejeitos de minério e cerca de 700 desabrigados

Assoreamento do Paraopeba causado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão agravou as inundações nos municípios às margens do rio