Barragem de água Mina de Pau Branco começou a transbordar nesta manhã (08) na região metropolitana de Belo Horizonte
Publicado 08/01/2022 - Atualizado 10/01/2022
Um dique da Mina de água Pau Branco, da mineradora Vallourec, se rompeu manhã deste sábado (8) em Nova Lima, provocando a inundação e interdição da BR-040. Segundo o Corpo de Bombeiros, a barragem é de água e restos de lama e não houve registro de mortes, mas a via 040 está totalmente interditada na altura do KM 562. Imagens feitas por moradores mostram a lama de rejeitos que tomou a pista e impediu o trânsito no local que está sob chuvas intensas.
Segundo informações iniciais, o transbordamento foi provocado por um problema de drenagem da barragem, que causou a queda de pilhas de rejeitos (estéril + rejeito filtrado) da mineradora. O material atingiu um dique criando a onda de água que levou lama até a BR 040, logo abaixo da estrutura.
A coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Sonia Mara Maranho, ressalta que o transbordamento acontece próximo à data que marca três anos do crime de Brumadinho. Ela alerta que o período chuvoso sempre coloca a população do entorno de barragens em risco por conta da possibilidade de novos rompimentos devido à falta de manutenção e segurança adequada das estruturas. “A segurança dos moradores precisa ser uma prioridade, tendo em vista o histórico criminoso das empresas controladoras de barragens no Brasil. Sabemos o que a falta de manutenção e fiscalização dessas estruturas pode causar e não podemos esperar que novos crimes se repitam”, afirma a militante.
O MAB segue apurando novas informações sobre a situação.