Dique que transbordou em Minas tem nível de emergência elevado

Mineradora deverá reforçar estabilidade da estrutura

Rompimento do dique da mina Pau Branco, barragem da mineradora Vallourec, em Nova Lima (MG). Foto: Bruno Costalonga Ferrete

O dique que transbordou e inundou no sábado (8) um trecho da BR-040 em Nova Lima (MG) passou para o nível 3 de emergência neste domingo (9) por determinação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse é o nível mais alto de risco e indica a possibilidade de rompimento.

Em comunicado, a ANM informou que a elevação do nível de emergência foi decidida após vistoria ao dique sábado à tarde. Caberá à mineradora Vallourec reforçar a estabilidade da estrutura. Técnicos da agência trabalham junto com funcionários da empresa para monitorar o risco de rompimento.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a medida era esperada e sempre ocorre quando há movimentação da pilha de estéril (rejeitos minerais). A Vallourec informou que as atividades na mina estão suspensas desde sábado (8), quando ocorreu o desastre.

Por volta das 10h30 do dia 8, um trecho da BR-040 próximo à saída de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro foi inundado por lama e rejeito de minério. O incidente ocorreu após o dique transbordar por causa das fortes chuvas que atingem Minas Gerais neste fim de semana.

A enxurrada arrastou carros e caminhonetes, mas deixou apenas um ferido leve. A enxurrada seguiu para uma área de mata às margens da rodovia. Seis famílias que moram na região foram retiradas.

Sábado à noite, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou a suspensão das atividades da mina até que a mineradora apresente documentos que comprovem a estabilidade da estrutura. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE) também pediram o bloqueio de R$ 1 bilhão e multa diária para a compensação de danos socioeconômicos e socioambientais.

“Existe a preocupação com a segurança e estabilidade das estruturas afetadas no empreendimento minerário, até porque o período chuvoso continua, sendo necessário assegurar que a ré adotará todas as medidas suficientes para neutralização de riscos de novos danos. Recebeu-se a informação, inclusive, de que o Dique Lisa possui alto risco de colapso, o que agravaria sobremaneira os danos sociais e ambientais”, diz a ação.

Mineradora

Em nota, a Vallourec informou que a estrutura do dique permanece estável. Segundo a mineradora, a elevação do nível de alerta significa que a companhia terá de implementar medidas de emergência mais rigorosas, como a remoção de pessoas residentes na área de inundação. A companhia ressaltou que as seis famílias que moram na área foram evacuadas no sábado.

A mineradora também informou que está removendo mais de 400 animais silvestres para criadouros e viveiros credenciados por órgãos ambientais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Barragem da Vallourec transborda em Nova Lima (MG) e interdita BR 040

Barragem de água Mina de Pau Branco começou a transbordar nesta manhã (08) na região metropolitana de Belo Horizonte

| Publicado 13/01/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB e associação de atingidos acionam a Justiça para pedir bloqueio de bens e contas da Vallourec

Após transbordamento de dique da Mina Pau Branco, controlado pela mineradora, BR 040 ficou interditada dois dias

| Publicado 09/01/2022 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Atingidos de Congonhas (MG) sofrem com alagamentos, risco de rompimento de barragem e desinformação

Diante de cenário de chuvas intensas, população sofre com medo de rompimento de barragem da CSN. Inundações deixaram centenas de pessoas desabrigadas