Em audiência com governo do estado e secretarias, atingidos pelas barragens de Emparedados e Corredores, localizadas em Campo Maior (PI) garantem conquistas
Publicado 23/12/2021 - Atualizado 23/12/2021
Em conjunto com órgãos do governo estadual atingidos participaram de audiência em Teresina, no Piauí, para tratar sobre pauta dos atingidos pelas barragens de Emparedados e Corredores, situada no município de Campo Maior (PI). A audiência ocorreu na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), nessa terça feira, 21 de dezembro, e contou com a participação da vice-governadora Maria Regina Sousa (PT), do Deputado Limma (PT), Núbia Lopes da Superintendência de Relações Sociais (SUPRES), a secretária Patrícia Vasconcelos da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e do secretário Leonardo Nogueira do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater).
A comissão de atingidos e atingidas das comunidades do entorno das barragens, apresentaram a pauta de reivindicação, além das demais demandas das populações atingidas por barragens do estado do Piauí.
Os atingidos saíram com garantias de apoio a produção proveniente da agricultura familiar, bem como a adesão ao Programa de Alimentação Saudável (PAS), a garantia de alevinos para as comunidades, aquisição de um trator-arado para as comunidades do entorno das barragens de Campo Maior (PI), via vice-governadoria, aquisição de kits de irrigação e de energia solar, e aquisição de mudas e sementes, por meio da SAF. Conquistas que visam atender as demandas dos produtores e diminuir os custos de produção para as famílias.
Na avaliação de Valdir, atingido pela barragem Emparedado “foi muito proveitosa a oportunidade de falar sobre nossas pautas, tá todo mundo otimista para que tudo siga como foi encaminhado. E não vamos parar, vamos continuar na luta. Somos um povo forte.”
Outras demandas foram debatidas, como o aproveitamento dos reservatórios de Corredores e Emparedados para o uso múltiplo visando o lazer e em Campo Maior a passagem molhada na comunidade de Tangará, pois a população fica ilhada por não tem acesso a estrada, a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura tratarão do tema.
Na ocasião, o Deputado Francisco Limma lembrou o marco regulatório que foi aprovado na Assembleia Legislativa do estado que estabelece a Política Estadual de Direitos para as Populações Atingidas por Barragens no Estado do Piauí, construída junto ao MAB e que seguirá para aprovação no plenário.
“Nesse momento difícil que passamos no Brasil, é fundamental realizar o trabalho de base na construção de um país soberano e alimentar, com distribuição da riqueza e na construção de um projeto energético popular junto com o povo, além de lutar por melhorias nas comunidades, visando o fortalecimento da população e enfrentamento para esse momento de crise, pois só a luta muda a vida, e trás conquista.” Charles Freitas, militante da coordenação do MAB no Piauí ressalta.
E relata ainda “Para a região de Campo Maior, com um pouco das demandas que foram conquistadas na audiência, vamos alavancar ainda mais o trabalho de qualidade junto às famílias, no fortalecimento da agricultura familiar e na geração de renda para essa população. Só temos a agradecer ao Governo do Estado por ter atendido a nossa demanda, mesmo sabendo que ainda falta muito a ser conquistado para as regiões atingidas do Piauí.”
As famílias seguem mobilizadas e discutindo nas comunidade as demandas apresentadas.