Após manifestação de atingidos do Aurizona, determinação exige que mineradora comprove o fornecimento de água à população. Moradores tiveram fornecimento de água interrompido por conta de rompimento de uma barragem na localidade que fica em Godofredo Viana (MA)
Publicado 03/06/2021 - Atualizado 21/08/2024
Na última segunda-feira (31), a Vara do município de Cândido Mendes (MG) concedeu um pedido de caráter de urgência para que, no prazo de cinco dias, a empresa Mineração Aurizona S.A comprove o fornecimento de água potável para os moradores atingidos pelo rompimento de sua barragem. Localizado no município de Godofredo Viana (MA), o distrito teve seu abastecimento de água interrompido após a contaminação do reservatório Juiz de fora, que supre a região. O descumprimento da determinação irá resultar em multa diária de R$ 500 mil reais por dia a ser repassada ao órgão estadual de defesa dos direitos difusos e coletivos do Maranhão.
Desde o dia 25 de março desse ano, a população atingida vem travando uma importante luta para garantir a proteção dos seus direitos diante do rompimento de uma barragem de dejetos da mineradora Equinox Gold e sua subsidiária Mineradora Aurizona (MASA).
Na última semana, os atingidos permaneceram em manifestação por mais de 36 horas denunciando o descaso da empresa MASA / Equinox Gold. A população local cobra que suas reivindicações básicas sejam atendidas com mais celeridade e eficiência, pois o distrito está há dois meses sem fornecimento de água. Famílias relatam que a empresa não tem fornecido água potável e que a água que chega pelas torneiras de algumas residências apresenta mal cheiro e coloração forte.
Coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragem ressaltam que a decisão judicial também atende ao pedido do Ministério Público e do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública. Entre os pontos elencados na determinação, está a obrigatoriedade da empresa de promover o abastecimento de água até que a situação socioambiental seja resolvida por completo.
Para os representantes do (MAB), a decisão garantirá que uma das demandas urgentes da população do distrito de Aurizona seja atendida pela empresa Equinox Gold – conquista que é fruto da luta dos atingidos. O Movimento segue firme na luta para que toda a pauta de reivindicação das populações atingidas seja atendida.