Em reunião em São Mateus (ES), MAB discute reparação ao crime da Samarco com governo municipal
Secretarias enviaram propostas para serem custeadas pela Renova, porém sem resposta por parte da Fundação
Publicado 28/04/2021
O Movimento dos Atingidos por Barragens esteve reunido, na prefeitura de São Mateus (ES), com os secretários municipais na última sexta-feira (23) para falar sobre desdobramentos do crime da Samarco, em Mariana (MG).

Participaram os secretários de Governo, Turismo, Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, além de um representante da secretaria de Agricultura e Pesca e o jornalista da Secretaria de Gabinete.
A pauta da reunião foi o início da discussão sobre uma proposta para as negociações no processo de repactuação referente ao caso do crime de Mariana, que atingiu os municípios que cortam o rio Doce e também a parte litorânea do estado, incluindo o município de São Mateus.
Foi apresentado o contexto da evolução de reparação a partir da Fundação Renova, e foram debatidos novos passos nas áreas de socioeconômicas e socioambientais para a nova fase do caso.
As Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde já haviam construído propostas para serem custeadas pela Fundação, porém não tiveram êxito nas negociações causando preocupações entre os secretários.
A proposta do MAB é que todos os planos sejam construídos junto aos atingidos e atingidas, e que haja garantias de que os recursos serão destinados a todas as comunidades que, há mais de cinco anos, vêm enfrentando problemas devido ao maior crime ambiental do Brasil. E, assim, apresentar aos órgãos que estão envolvidos nessas negociações.