Secretarias enviaram propostas para serem custeadas pela Renova, porém sem resposta por parte da Fundação
Publicado 28/04/2021
O Movimento dos Atingidos por Barragens esteve reunido, na prefeitura de São Mateus (ES), com os secretários municipais na última sexta-feira (23) para falar sobre desdobramentos do crime da Samarco, em Mariana (MG).
Participaram os secretários de Governo, Turismo, Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, além de um representante da secretaria de Agricultura e Pesca e o jornalista da Secretaria de Gabinete.
A pauta da reunião foi o início da discussão sobre uma proposta para as negociações no processo de repactuação referente ao caso do crime de Mariana, que atingiu os municípios que cortam o rio Doce e também a parte litorânea do estado, incluindo o município de São Mateus.
Foi apresentado o contexto da evolução de reparação a partir da Fundação Renova, e foram debatidos novos passos nas áreas de socioeconômicas e socioambientais para a nova fase do caso.
As Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde já haviam construído propostas para serem custeadas pela Fundação, porém não tiveram êxito nas negociações causando preocupações entre os secretários.
A proposta do MAB é que todos os planos sejam construídos junto aos atingidos e atingidas, e que haja garantias de que os recursos serão destinados a todas as comunidades que, há mais de cinco anos, vêm enfrentando problemas devido ao maior crime ambiental do Brasil. E, assim, apresentar aos órgãos que estão envolvidos nessas negociações.