Na Bahia, MAB cobra direitos dos atingidos em reunião com secretaria do governo do estado
Em reunião na terça-feira (16), foram apresentadas pautas reivindicatórias do movimento em diferentes regiões
Publicado 18/03/2021 - Atualizado 21/08/2024
O Movimento dos Atingidos por Barragens retomou pautas de negociações com o governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (SERIN) em reunião virtual na terça-feira (16).
Além do secretário da SERIN, Jonival Júnior, a reunião contou com a presença do Deputado Estadual Marcelino Galo, além dos representantes do MAB e outros órgãos.
Na ocasião, o MAB apontou os conflitos existentes no oeste do estado, a chegada de empresas construtoras de barragens na região, a falta de comunicação, a desinformação e o perigo de que representam tais empresas para as famílias e os territórios.
Foram apontados também as questões sobre a regularização da vazão da hidrelétrica de Pedra do Cavalo e o monitoramento do processo de negociação e implementação do reassentamento da barragem de Vazantes/Baraúnas na região da Chapada Diamantina. Além da cobrança sobre as desapropriações e a lacuna de informações na barragem de Sobradinho, no norte do estado.
Em 2021, o Movimento dos Atingidos por Barragens completa 30 anos de muita luta, conquistas e história. Mais que nunca, reafirmamos nosso compromisso com a vida dos povos e com a garantia de direitos humanos para os atingidos.