Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Nelito
Movimento dos Atingidos por Barragens sente muito a perda do religioso que atuava em Minas Gerais em defesa das causas justas
Publicado 04/02/2021 - Atualizado 04/02/2021
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lamenta profundamente a perda do Padre Nelito Dornelas, vítima da Covid-19, e se solidariza com seus familiares, com a Cáritas Brasileira e com a Diocese de Governador Valadares. Padre Nelito era natural de Matipó, na Zona da Mata de Minas Gerais, região atingida por hidrelétricas com grande histórico de luta.
Foi um importante impulsionador das pastorais sociais, das romarias por água e por direitos, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da luta dos atingidos por barragens atuando na Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana e no Fórum Permanente em Defesa do Rio Doce.
Fica para cada um de nós a lição de fé e compromisso com a vida.
Nas palavras de Carlos Viveiros, da Pastoral de Juventude – PJ:
“Ele segue a romaria vestido com seu chapéu de palha, sua estola colorida e seu olhar vivo e sorriso aberto cantando os mantras para alegrar quem caminha. Ouvimos mesmo agora sua fala quente, esperançosa nos dizendo que mesmo passando no deserto, seguimos alvorada a dentro na profecia, na denúncia, no seguimento do Jesus dos pobres, do pobre sofredor. Padre Nelito, nosso irmão em marcha, seguimos contigo. Não segues sozinho. Leva nosso coração assim como tu sempre acolheste o coração de cada romeiro. Nelito das CEBs, das pastorais sociais, das juventudes, Nelito dos pobres, Nelito missionário. Tu segues conosco”.
Palavras do Padre Antonio Claret, militante do MAB:
Padre Nelito,
Há tanta gente aflita na tua passagem
Mas, boa viagem
Desde a morada dos Cotochés de Abre Campo da tua terra natal
Desde Minas Gerais em missão
Nas Comunidades Eclesiais de Base
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
No grito da água e da terra contra a violência do capital
Entra agora na Comunhão dos encantados nesse dia 3 de (fé)vereiro
Fica do lado de quem vive na memória do povo
Das Margaridas e Nicinhas
Do profeta Luciano
Do camarada Pedro de São Felix do Araguaia
Com Che e Fidel
Pois o céu é vizinho próximo da luta da liberdade.