MAB continua campanha de solidariedade com famílias atingidas pelo crime da Vale no rio Doce. Veja como foi a ação em Colatina nessa última sexta feira
Publicado 13/08/2020 - Atualizado 13/08/2020
Na última sexta-feira (07) o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) entregou cestas de alimentos para as famílias atingidas no bairro Maria Ortiz, em Colatina/ES. A ação foi organizada pelo MAB em parceria com o Comitê Colatina, através da Paróquia Sagrada Família e da Associação de Pescadoras e Pescadores.
Os alimentos entregue as famílias, são da produção de agricultura familiar dos camponeses organizados no Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com origem agroecológica. Durante o ato, o Pároco Padre David Campos Maciel, fez a benção nos alimentos e reforçou a importância da comunidade adotar todas as precauções para conter a Covid-19 e preservar a vida.
Márcia Maria Lima, da coordenação do MAB no Espírito Santo, destacou o histórico de luta da comunidade e o objetivo da ação, reforçando “a necessidade da responsabilidade partilhada com as tarefas entre os homens e mulheres como forma de superar as desigualdades de gênero”, como afirmou, divulgando o lançamento da primeira cartilha voltada pro gênero seguida da entrega às mulheres presentes.
As lideranças da Comunidade também destacaram as dificuldades que vem enfrentando, além da perda do rio Doce, com a falta de indenização pelo crime das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, que somam com o problema de saúde causado pela proliferação de mosquito e nuvens de poeira do tráfego dos trens de minério, celulose e caminhões areeiros.
Na comunidade residem mais de 100 famílias e, nesta etapa, foram atendidas 26 famílias que se encontram com mais necessidades.
A solidariedade salva vidas e constrói direitos!