Fundação Renova e a violação aos direitos à indenização relacionada com renda e trabalho

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova

Foto: Gabriel Lordello

Na última terça-feira (5), completou-se quatro anos e seis meses do crime da Vale, Samarco e BHP Billiton na bacia do rio Doce. Com o objetivo de não deixar esse crime continuado cair no esquecimento, estamos divulgando em série, textos que trazem um balanço desse período, apresentando informações que confrontam a poderosa publicidade das mineradoras e reafirmando pautas fundamentais para os atingidos bem como conquistas alcançadas pela luta popular. Esse é o terceiro texto da série e vai abordar o tema da indenização relacionada a renda e ao trabalho dos atingidos. 

Indenização e cadastro

Em quase cinco anos do crime da Vale, Samarco e BHP Billiton no rio Doce, os atingidos e atingidas de toda a bacia se movimentam mais uma vez, atrás de propostas aparentemente fáceis para a solução dos problemas do processo de reparação. A bola da vez seria a promessa de avaliação e possível pagamento das indenizações a todos os atingidos cadastrados, iniciativa mediada pela 12° Vara Federal Agrária de Belo Horizonte. 

Essa proposta porém, tem uma contra-partida: o fim do cadastro. Segundo os boatos que surgem das diversas reuniões realizadas pela bacia, o cadastro e o universo total de quantas pessoas de fato foram atingidas por esse crime precisa ser delimitado, para depois, se liberar ou não o pagamento para grupos, categorias ou territórios atingidos. 

A conclusão óbvia é que em quase cinco anos a Fundação Renova não conseguiu dar conta dos programas de caráter emergencial. Em relação ao cadastro, que pretende-se encerrar, uma vez que todo mundo que se sentiu prejudicado já teria tempo para solicitar a reparação, os dados são péssimos. Segundo a avaliação dos programas da Renova feita pela Ramboll, empresa de dados do Ministério Público Federal (MPF), até o final de 2019 haviam mais de 60 mil solicitações de cadastro, e só 31.282 mil haviam sido cadastradas, 48% dos que tentaram se cadastrar ainda não conseguiram, enquanto que a Renova ja gastou 86% do seu orçamento para esse programa. 

Esse é um dos motivos que a Fundação Renova tenta, desde o final do ano passado encerrar o cadastro. Afinal, quase todo o orçamento foi usado para o programa e o que temos até agora são só metade dos cadastros efetivados.

As informações da Ramboll sobre as prometidas indenizações seguem na mesma linha do cadastro. A Renova só pagou 31% dos 60 mil atingidos e atingidas cadastrados, e negou direito a indenização para 15% dos que tentaram. Outros 16 mil atingidos cadastrados esperam resposta, o que somado aos atingidos que sequer foram cadastrados dá mais de 45 mil atingidos e atingidas que há 5 cinco anos esperam o direito a indenização. 

A Fundação Renova deixa todos esses atingidos e atingidas na espera porque não tem política de pagamento e preço para as categorias e territórios já reconhecidos, como a cadeia de apoio a pesca; artesanato; pescadores com problema de documentação; agricultura no território capixaba; barraqueiros; areeiros. 

Direito a renda e trabalho

Se por um lado as empresas querem acabar com o direito ao cadastro e não indeniza os atingidos cadastrados, por outro ela não executa os programas de direito ao trabalho e a geração de renda para as comunidades atingidas, permitindo a retomada da economia e dos modos de vida da população. 

O Programa de Retomada da Pesca, por exemplo, deveria estar sendo executado desde janeiro de 2018, porém, até agora, dos 20 subprojetos propostos, apenas 3 foram parcialmente executados, com apenas 1,5 milhões gastos que equivale a 5% do orçamento previsto. 

Outro exemplo é o Programa de Desenvolvimento e Diversidade Econômica, que deveria possibilitar acesso a geração de renda para a grande maioria dos atingidos que não são pescadores e não atendem ao Micro Empreendedor Individuais (MEI). Metade do perfil de atingidos demandam acesso a esse programa e até hoje, no estado do Espírito Santo, nenhum atingido, grupo ou comunidade foi atendido por ele.

Apostar nos exemplos que deram certo

Após quatro anos e seis meses de venda de soluções fáceis, falsas promessas e muita enrolação das empresas, sobram nas comunidades atingidas muitas incertezas e angústias sobre o futuro. Os atingidos seguem demostrando revolta, insatisfação e motivações para seguir na luta pelos seus direitos. Os poucos exemplos de vitórias são frutos da organização popular e não devem cair no esquecimento. A conquista mais recente foi o pagamento da indenização dos pescadores camaroeiros da Praia do Suá, organizados no MAB e no Sindipesmes-ES.

Após serem reconhecidos na luta do Dia Internacional dos Atingidos e Atingidas, em 14 de março de 2018, os pescadores constituíram um Grupo de Trabalho (GT) que envolveu o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública do estado, e órgãos Federais que lidam com o meio ambiente e a pesca, como o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, o IBAMA e a Secretaria da Pesca. O GT também foi acompanhado pela superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Câmara Técnica de Organização Social.

Com mobilização, organização e trabalho integrado sério e competente das instituições públicas, foi possível superar lacunas documentais que as empresas usam como guarda-chuva para negar direitos e atender as demandas dessa categoria respeitando e seguindo seus modos de vida e trabalho. 

A mobilização se deu em vários momentos de luta após a conquista do reconhecimento, como as ações exigindo as assessorias técnicas, a procissão marítima de São Pedro e audiências públicas e assembléias das comissões de atingidos. A organização popular veio com as auto declarações, onde todos os pecadores, negociando coletivamente, assinaram uns para os outros, assumindo assim a responsabilidade pelos que seriam elegíveis e realmente atingidos. 

Os órgãos públicos cumpriu seu papel ao referendar a auto declaração e a lista dos pescadores, viabilizar provas como documentos e relatórios públicos, e regularizar os documentos das embarcações, base do cálculo dos valores indenizáveis. 

Após o processo de precificação participativa, que contou com a presença de mais de 300 atingidos, entre donos, mestres, pescadores e cadeia de apoio, o rateio das indenizações se deu de forma coletiva e respeitando a forma de organização real do trabalho da pesca, como é feito realmente no dia-a-dia.

Agora o GT segue para a precificação e indenização do grupo já reconhecido e cadastrado da cadeia de apoio a pesca do camarão, que contará também com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo levantamento das informações de maneira independente. 

Essa negociação abriu para o conjunto dos atingidos e atingidas o precedente de que é possível exigir valores justos no processo de indenização, elaborado de forma participativa e ampla. A auto declaração dos grupos também é um caminho para a superação da ausência de documentos, e é uma conquista da organização popular.

Do rio ao mar não vão nos calar!

Foto: Gabriel Lordello

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/05/2020

Fundação Renova e a violação do direito à moradia

É preciso perguntar como a Fundação Renova consegue fazer uma (não) reparação dessa forma. E para responder a essa pergunta é também preciso lembrar que, na verdade, estamos lidando com empresas: Vale, Samarco, BHP Billiton e a própria Renova

| Publicado 17/10/2020 por por Anna Carolina Galeb

ARTIGO | A tempestade do progresso: ainda vemos as ruínas?

Artigo de Anna Galeb, militante do MAB, sobre o território-catástrofe que se tornou Minas Gerais.

| Publicado 22/09/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Espírito Santo

Quem ganha com a não contratação das Assessorias Técnicas no Rio Doce?

Passado mais de um ano da homologação da contratação das Assessorias Técnicas, empresas e judiciário cozinham o direito dos atingidos em fogo baixo