17 de Abril: “A memória que nos fortalece”
Por isso hoje, no Dia Nacional da Reforma Agrária e Dia Internacional de Luta pela Terra, reivindicamos como todos os dias a luta dos nossos povos pelo direito à terra e pela Reforma Agrária! Estamos juntos!
Publicado 17/04/2020 - Atualizado 04/06/2020
A memória não descansa, não se apaga e não morre. Ela permanece viva e fortalece a nossa convicção em lutar. Hoje, 17 de Abril, relembramos o dia em que 21 trabalhadores sem terra foram brutalmente assassinados por fazerem organização, formação e lutarem por seus direitos. Diante das mortes, não nos silenciamos em nenhum segundo, pelo contrário, intensificamos os nossos processos organizativos, formativos e de luta, 24 anos depois e para toda a vida.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) solidariza-se com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), não apenas porque o Massacre de Eldorado dos Carajás ainda clama por justiça, mas porque muitos atingidos também são sem terra e, para cada um que tomba em nossas fileiras, perdemos o nosso maior patrimônio: lutadores e lutadoras que dedicam suas vidas à classe trabalhadora.
Como movimentos populares, lutar pela vida está em nossa essência, mas quando lutar significa perder a vida, miramos a nossa luta contra aqueles que nos matam. Denunciamos, por tanto, a impunidade que ainda ronda o crime cometido na Curva do S, incluindo seus mandantes e executores, mas também cada assassinato no campo e nas cidades, de mulheres, jovens e negros, bem como a ação criminosa de empresas mineradoras que matam por ganância e de governos neofascistas que tentam colocar o lucro acima da vida.
Hoje, Dia Internacional da Luta Camponesa, em meio a pandemia do coronavírus, vivemos um dos maiores desafios colocados às nossas organizações. Isolamos-nos em nossas casas, mantendo o espírito alerta e levando às últimas consequências o valor da solidariedade. Que a memória que cultivamos alimente a nossa mística, fortaleça o nosso companheirismo e floresça na libertação do nosso povo.
Pátria Livre! Venceremos!
Coordenação Nacional do MAB
17 de Abril de 2020