Carta do MAR em solidariedade a Nicolás Maduro e ao povo da Venezuela

             Para nós, do Movimiento de Afectados por Represas da América Latina (MAR), o ataque de Donal Trump contra a Venezuela é um ato inconcebível. A acusação formal de […]

          


  Para nós, do Movimiento de Afectados por Represas da América Latina (MAR), o ataque de Donal Trump contra a Venezuela é um ato inconcebível. A acusação formal de “narcoterrorismo” e a recompensa que o presidente americano oferece pela captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro é uma groseira e imoral agressão à Venezuela e a toda a América Latina. A ação evidencia a natureza cruel e impiedosa da elite do império estadunidense.


Já não bastasse estarmos vivendo uma das maiores crises humanitárias, que tem escancarado as contradições do sistema capitalista e imperialista, uma vez mais os EUA atacam países que detém reservas de grandiosos recursos naturais e que conquistaram a democracia popular, garantido a distribuição da riqueza ao seu povo e a soberania nacional.


Os EUA vêm utilizando constantemente as estratégias de guerras híbridas, buscando atingir mais uma vez a Venezuela e seu povo. Nessa nova investida, revela-se o jogo sujo e macabro do governo estadunidense, que busca impedir o acesso do país a ativos fundamentais para enfrentar o avanço do COVID 19.


É importante saber que:


-A Venezuela, governada por Nicolás Maduro e pelo poder popular, mesmo sob o permanente bloqueio imperialista dos EUA, garante o pagamento de um salário mínimo a todos os trabalhadores públicos e privados durante os próximos seis meses, para que a população possa cumprir a quarentena e tomar os devidos cuidados durante a crise do COVID-19.


-O país proibiu que empresas demitam trabalhadores durante a pandemia e que seja garantido o pagamento integral dos salários. Proibiu ainda a cobrança de aluguel por até seis meses e determinou que não sejam cobrados juros sobre financiamentos.


-As tarifas de serviços de água, luz e gás estão suspensas por tempo indeterminado, garantido a todo o povo da Venezuela custo zero sobre os serviços básicos. Além disso, o governo vai distribuir cestas básicas quinzenalmente para as famílias mais carentes.


-Estão chegando especialistas e equipamentos provenientes da China, bem como especialistas cubanos, que já demonstraram grande habilidade no manejo da crise, responsáveis também pela fabricação do Interferón, o melhor medicamento conhecido até hoje para tratar os efeitos do coronavírus.


Nossa organização, de caráter internacional, repudia este vil ataque do império e conclama a que o povo da Venezuela e suas organizações populares permaneçam firmes na luta e na resistência, assim como faremos em cada um dos nossos países.


 


Pela soberania dos nossos povos!


Fora Yankees da América Latina!


A vida está acima do lucro!


 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 30/03/2020

EM TEMPOS DE CRISE:?