Carta do MAR em solidariedade a Nicolás Maduro e ao povo da Venezuela
Para nós, do Movimiento de Afectados por Represas da América Latina (MAR), o ataque de Donal Trump contra a Venezuela é um ato inconcebível. A acusação formal de […]
Publicado 29/03/2020
Para nós, do Movimiento de Afectados por Represas da América Latina (MAR), o ataque de Donal Trump contra a Venezuela é um ato inconcebível. A acusação formal de narcoterrorismo e a recompensa que o presidente americano oferece pela captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro é uma groseira e imoral agressão à Venezuela e a toda a América Latina. A ação evidencia a natureza cruel e impiedosa da elite do império estadunidense.
Já não bastasse estarmos vivendo uma das maiores crises humanitárias, que tem escancarado as contradições do sistema capitalista e imperialista, uma vez mais os EUA atacam países que detém reservas de grandiosos recursos naturais e que conquistaram a democracia popular, garantido a distribuição da riqueza ao seu povo e a soberania nacional.
Os EUA vêm utilizando constantemente as estratégias de guerras híbridas, buscando atingir mais uma vez a Venezuela e seu povo. Nessa nova investida, revela-se o jogo sujo e macabro do governo estadunidense, que busca impedir o acesso do país a ativos fundamentais para enfrentar o avanço do COVID 19.
É importante saber que:
-A Venezuela, governada por Nicolás Maduro e pelo poder popular, mesmo sob o permanente bloqueio imperialista dos EUA, garante o pagamento de um salário mínimo a todos os trabalhadores públicos e privados durante os próximos seis meses, para que a população possa cumprir a quarentena e tomar os devidos cuidados durante a crise do COVID-19.
-O país proibiu que empresas demitam trabalhadores durante a pandemia e que seja garantido o pagamento integral dos salários. Proibiu ainda a cobrança de aluguel por até seis meses e determinou que não sejam cobrados juros sobre financiamentos.
-As tarifas de serviços de água, luz e gás estão suspensas por tempo indeterminado, garantido a todo o povo da Venezuela custo zero sobre os serviços básicos. Além disso, o governo vai distribuir cestas básicas quinzenalmente para as famílias mais carentes.
-Estão chegando especialistas e equipamentos provenientes da China, bem como especialistas cubanos, que já demonstraram grande habilidade no manejo da crise, responsáveis também pela fabricação do Interferón, o melhor medicamento conhecido até hoje para tratar os efeitos do coronavírus.
Nossa organização, de caráter internacional, repudia este vil ataque do império e conclama a que o povo da Venezuela e suas organizações populares permaneçam firmes na luta e na resistência, assim como faremos em cada um dos nossos países.
Pela soberania dos nossos povos!
Fora Yankees da América Latina!
A vida está acima do lucro!