Nota do MAB em solidariedade aos Amigos da Terra – Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens se solidariza e apoia a resistência e a existência da organização Amigos da Terra Brasil, pela sua história ativa de luta em defesa da […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens se solidariza e apoia a resistência e a existência da organização Amigos da Terra Brasil, pela sua história ativa de luta em defesa da vida e da natureza, sendo uma grande parceira do MAB a nível nacional.

A organização está sob ataque, ameaçada de despejo de sua sede, a “Criação em arquitetura Sócio-ambiental para o núcleo Amigos da Terra” (CaSAnAT),  na cidade de Porto Alegre/RS. Tal arbitrariedade reflete a postura do atual governo federal, de cerco e aniquilamento das entidades que lutam pela construção de um projeto soberano para o país, com responsabilidade sócio-ambiental. Medidas como essa tem como pano de fundo a perseguição às instituições democráticas, movimentos sociais e entidades, além da retirada de direitos historicamente conquistados pela luta popular e a intensa entrega de nossas riquezas, através da exploração desenfreada dos recursos naturais e privatização do patrimônio público nacional.

A CaSAnAT, sede permanente da Amigos da Terra Brasil desde 2010, trata-se de um imóvel da união, que foi  cedido para utilização gratuita através do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, em 2004. Ao longo dos anos, foram feitas diversas reformas no espaço, devido ao estado precário em que se encontrava. Em novembro de 2019, a Superintendência Regional do Patrimônio da União, pertencente a Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, do Ministério da Economia, impôs a desocupação do imóvel num prazo de 90 dias, sem abrir espaço para diálogo com a ONG. Tal arbitrariedade se caracteriza como perseguição política, a uma entidade que desenvolve, há décadas, ações em defesa da democracia, dos territórios, da Agroecologia, por justiça econômica, social, ambiental e de gênero.

O Movimento dos Atingidos por Barragens repudia a decisão da Superintendência Regional do Patrimônio da União e se solidariza com a Amigos da Terra, por reconhecer o importante trabalho desenvolvido pela mesma e pelos anos de parceria na luta pela construção de uma nova sociedade, liberta do neoliberalismo ultraconservador, expresso no sistema capitalista, colonialista, racista e patriarcal.

CaSAnAT Resiste!

Amigos da Terra Existe!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro