Em Eldorado (SP), atingidos irão realizar audiência pública sobre o modelo energético

Nesta semana, representantes da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, entregaram ao prefeito de Eldorado, Durval Adélio de Morais, e aos vereadores, […]

Nesta semana, representantes da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens, na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, entregaram ao prefeito de Eldorado, Durval Adélio de Morais, e aos vereadores, o convite para uma audiência publica e reafirmaram a importância da participação de todos no evento que terá como foco o debate sobre o modelo energético, o preço da luz e demais pontos para melhoria das condições de vida dos atingidos do município.   

Na última sexta-feira (28), no Quilombo Sapatu, em Eldorado, foi realizada a reunião da coordenação regional do Movimento dos Atingidos por Barragens, no Vale do Ribeira. O objetivo foi trazer um balanço das atividades realizadas, internas e externas, e em preparação a Jornada Nacional de Luta dos Atingidos, que será organizada na semana do 14 de março.

Foram recordadas algumas atividades realizadas no ultimo período que fazem parte de um processo de luta vinculado ao plano de organização e formação que o MAB desenvolve em seu método de construção. Os participantes destacaram: reuniões da coordenação e dos atingidos nas comunidades da região; debates e audiências públicas sobre o preço da luz na câmara de vereadores no município de Registo; lançamento da jornada nacional do MAB “A Vale destrói, o povo constrói” em solidariedade aos atingidos em Brumadinho, em Minas Gerais; formação das lideranças e da juventude da região; seminário sobre as barragens da zona sul da cidade de São Paulo; greve da categoria petroleiras em São Paulo e no Rio de janeiro.

Ficou definido na reunião que, em março, os atingidos irão participar das lutas do 8 de março, Dia internacional de luta das mulheres, e realizar uma audiência pública na câmara de vereadores de Eldorado, no dia 12 de março, com o tema “O modelo energético e o preço da luz”. A audiência faz parte da jornada nacional de luta dos atingidos por barragens que será realizada na semana do 14 de março,  junto a outras atividades do “Dia internacional de luta contra as barragens, em defesa dos rios e da vida”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro