Atingidos por Belo Monte ocupam escritório da Norte Energia

Famílias do entorno da Lagoa do Independente 1 ocuparam na manhã desta quinta-feira (20/02) o escritório da Norte Energia, concessionária da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA). Elas reivindicam […]

Famílias do entorno da Lagoa do Independente 1 ocuparam na manhã desta quinta-feira (20/02) o escritório da Norte Energia, concessionária da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA). Elas reivindicam que a empresa as reconheça como atingidas pela hidrelétrica e garanta o direito à indenização ou reassentamento.

A Norte Energia já retirou cerca de 600 famílias da área alagadiça, incluindo casas de palafitas e alvenaria, após muita luta dos atingidos organizados pelo MAB.  No entanto, a empresa se recusa a retirar outras 370 que foram cadastradas. Essas famílias estão sofrendo com alagamentos constantes e problemas com o sistema de saneamento instalado pela empresa, que não funciona, fazendo com que o esgoto retorne para dentro de casa. Além disso, o MAB denuncia que está acontecendo uma epidemia de dengue no bairro.

Com a ocupação do prédio, uma comissão da comunidade foi recebida por Núbia Xavier, gerente de projetos socioambientais da empresa, que informou que os responsáveis pela pauta estão viajando. Ficou encaminhada uma reunião para a semana que vem com o superintendente socioambiental, José Hilário Portes, para tratar dessa pauta e da demanda por projetos sociais nos reassentamentos e no Independente 1. Na semana passada, os atingidos ocuparam o prédio da prefeitura de Altamira, para cobrar que a administração municipal cumpra sua parte no acordo que envolve a remoção das famílias da lagoa.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro