Vale mente ao se eximir de responsabilidade sobre linha férrea ocupada por atingidos nesta terça-feira (19)

A mineradora Vale, responsável pelo crime socioambiental de Brumadinho, mentiu à sociedade ao afirmar por meio de nota “não possuir linha de trem que circule na cidade ou próximo à […]

A mineradora Vale, responsável pelo crime socioambiental de Brumadinho, mentiu à sociedade ao afirmar por meio de nota “não possuir linha de trem que circule na cidade ou próximo à localidade de Mário Campos”.

Em primeiro lugar, convém dizer que é de conhecimento público que grande parte do minério transportado pela empresa MRS, concessionária da linha férrea ocupada, pertence à mineradora Vale. Além disso, no próprio site da empresa MRS há uma descrição da composição acionária da empresa, na qual a Vale possui 10,9% do capital da empresa, resultando também em uma das principais beneficiadas pela divisão de lucros.

A Vale ainda teve o desplante de “repudiar” qualquer manifestação que viole direitos, atacando uma vez mais os atingidos e atingidas que, estes sim, tiveram e ainda têm seus direitos humanos violados por consequência do crime praticado pela empresa. O Movimento de Atingidos por Barragens-MAB vem através dessa nota esclarecer que o bloqueio da linha férrea no município de Mário Campos, próximo a Brumadinho, visa justamente garantir que os direitos dos atingidos e atingidos sejam respeitados e que suas vozes sejam ouvidas.

Os atingidos exigem que a Vale se sente para negociar uma reparação justa, sem intermediários, com a presença dos executivos da empresa que tenham poder de decisão. O MAB exige ainda que não sejam interrompidas as buscas dos corpos desaparecidos e exige a continuidade do auxílio emergencial aos atingidos e a contratação imediata das assessorias técnicas.

Com a nota pública, a Vale mais uma vez se nega a dialogar com os atingidos e atingidas pelo crime que cometeu. Os atingidos seguem em luta pela garantia dos seus direitos e buscando o diálogo.

 

A Vale Destrói, o Povo Constrói!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro