Atingidos trancam linha de trem da Vale em Minas Gerais

Cerca de 200 atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão bloqueiam a linha férrea da Vale na altura do município Mário Campos, próximo à Brumadinho durante […]

Cerca de 200 atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão bloqueiam a linha férrea da Vale na altura do município Mário Campos, próximo à Brumadinho durante todo o dia desta terça-feira.

Os atingidos reivindicam reunião direta com a diretoria da Vale, a continuidade do auxílio emergencial e a contratação imediata das assessorias técnicas, além de outras pautas.


Foto: Comunicação MAB

A Polícia Militar chegou em pouco tempo ao local e intimida atingidos e comunicadores de forma agressiva e truculenta. Os policiais tentam negociar com os atingidos exigindo a saída da linha do trem, afirmando que “a reunião pra isso (pauta dos atingidos) é no dia 21”, como se falassem em nome da empresa.

As famílias atingidas levaram ao local instrumentos de trabalho, como enxadas e varas de pescas, e foram obrigadas e se desfazer dos materiais pela PM. No lugar, trouxeram alimentos produzidos pelas comunidades.

Vale foge da responsabilidade com os atingidos

A mineradora afirma que não tem responsabilidade pela linha do trem ou sequer a utiliza, sendo a proprietária a empresa MRS. No entanto, a MRS é responsável pelo transporte da carga de minério da Vale e outras mineradoras, sendo somente uma prestadora de serviço. Afirmamos ainda que as acionistas da MRS são: Vale, CSN, Gerdau, Usiminas e MBR.

Às 14h, será realizada uma Assembleia com atingidos e atingidas da região para definir os rumos da ocupação e debater o direito à continuidade do Auxílio Emergencial e contratação das Assessorias Técnicas.


Foto: Mídia Ninja

O Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB reforça que a manifestação na linha do trem é PACÍFICA. “Nós só tem repressão, a gente não aguenta mais. Queria saber porque a polícia veio aqui atrás da gente, que aqui não tem ladrão não. Eles vêm aqui procurar quem está com sede e fome e não da Vale que é assassina”, conta seu Luiz, morador de Barra Longa, atingido pelo crime da Vale, Samarco e BHP Billiton.

 

As comunidades atingidas exigem:

    • A continuidade do auxílio emergencial aos atingidos;

    • A contratação imediata das assessorias técnicas.

    • Que não parem as buscas pelas vítimas;

    • Exigem uma reunião com a diretoria da Vale;

    • Exigem que a diretoria da empresa participe das audiências sobre o auxílio emergencial e a contratação das assessorias técnicas.


Foto: Mídia Ninja

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro