Na Espanha, organizações realizam primeiro Encontro Europeu para debater modelos energéticos

Nesta semana, desde quarta-feira (9), acontece a Conferencia Internacional sobre transição energética e democracia em Bilbao, na Espanha. Dentro do evento, ocorreu o Encontro continental europeu dos atingidos, com a […]

Nesta semana, desde quarta-feira (9), acontece a Conferencia Internacional sobre transição energética e democracia em Bilbao, na Espanha. Dentro do evento, ocorreu o Encontro continental europeu dos atingidos, com a presença de diversas entidades de 25 países.

 

Diferentes organizações políticas, entre movimentos de base dos Bálcãs e Mesopotâmia a instituições de investigação e incidência, participaram. Todas colocaram a centralidade do debate da mudança de modelo energético e os limites das transições energéticas que estão sendo conduzidas.

O problema das empresas transnacionais e da concentração da riqueza energética foi, diversas vezes, marcado, apresentando uma realidade grave de pobreza energética em muitos países, como Catalunha, onde as pessoas já não conseguem pagar as tarifas de energia.

Em situação semelhante ao Brasil são desenvolvidos projetos de “corredores energéticos” na Itália, Curdistão, integrando Leste europeu, Norte da África à região central da Europa.

No evento, em Bilbao, foi firmado o compromisso com a solidariedade internacional na luta contra os impactos do modelo energético, bem como a importância da construção rumo ao IV Encontro Internacional de Atingidos, que será realizado no Brasil, em 2021.  

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro