Custeio sem assessoria técnica é farsa de participação social

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) considera inadequado o encaminhamento feito pela Fundação Renova em diálogo com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual de Minas Gerais e Defensorias […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) considera inadequado o encaminhamento feito pela Fundação Renova em diálogo com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual de Minas Gerais e Defensorias Públicas de Minas e Espírito Santo que limitou, para o custeio das condições de viagem, em apenas 30 pessoas nas reuniões mensais do Comitê Interfederativo (CIF) e em 10 para cada uma de suas onze Câmaras Técnicas.

Este “acordo transitório” aconteceu depois que a Fundação Renova se recusou a pagar o custeio de atingidos nas reuniões conforme feito regularmente nos meses anteriores. O custeio é a garantia de estadia, alimentação e transporte para os representantes das Comissões Locais de Atingidos e Atingidas. A Fundação já estava questionando este “gasto” com a participação, mas aproveitou os efeitos positivos da ida de um grupo expressivo de representantes de comunidades atingidas na Câmara Técnica Organização Social (CTOS), em Belo Horizonte, dias 10 e 11 de julho, para na reunião do CIF do mesmo mês, em Brasília, negar todos os custeios.

Além de impedir a participação não garantindo as condições, a Fundação desrespeitou as famílias não informando oficialmente sobre a negativa gerando uma expectativa desnecessária e desorganizando o planejamento de pessoas que se preparavam para fazer uma viagem longa e custosa.

Esta postura vergonhosa provocou uma série de reações das Comissões Locais, das organizações sociais e das instituições de justiça que resultou em um “acordo transitório” com a Fundação Renova enquanto o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) Governança não entra em vigor plenamente. Nele está garantido custeio específico e representação com poder de voto nas instancias da reparação.

Na avaliação do MAB toda esta condução é um erro e um enorme desrespeito com o conjunto dos atingidos. Em novembro de 2017, foi assinado o Aditivo ao Termo de Ajuste Preliminar (TAP) que garante o direito às assessorias técnicas independentes em toda a bacia do rio Doce bem como suas diretrizes e objetivos e institui o Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH) como organizador das escolhas das entidades. Durante mais de um ano e meio, o FBDH trabalhou nas comunidades organizando as escolhas em 18 territórios, o que gerou imensa expectativa nos atingidos sobre finalmente terem um instrumento de confiança para empoderá-los na participação nos processos de reparação.

Enquanto outro acordo sem participação popular foi assinado (TAC Governança), o trabalho do Fundo já foi finalizado, volumoso recurso da reparação foi consumido,  e o direito à assessoria, base para uma participação efetiva, não saiu do papel.

Não existe participação real em nenhum espaço de Governança sem discussão coletiva independente e organizada nos territórios.  Além de fomentar conflitos e incompreensões na base, que não entende o critério para este número de vagas tão pouco quem pode ir ou não, ir à reuniões do CIF e Câmaras Técnicas sem as assessorias atuando é uma farsa de participação visto que ao atingido é negado efetivamente enfrentar a assimetria de poder das mineradoras que atuam por meio da Fundação Renova e de suas influências no Estado.

È urgente focar os esforços para a contratação das entidades sem fins lucrativos escolhidas com ampla participação popular: ADAI, AEDAS, CAT, Cáritas Diocesana de Itabira, Cáritas Diocesana Governador Valadares, Associação dos Pescadores, Extrativistas e Remanescentes de Quilombo do Degredo (ASPERQD) e Instituto de Pesquisas e Ações Sustentáveis (iPAZ).

Qualquer “acordo transitório” reforça a estratégia das mineradoras de promover processos que simulam a participação social fomentando conflitos locais de toda ordem e expondo os atingidos a situações que seriam evitadas com acompanhamento de equipes de sua confiança.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro