Renova nega arcar com acompanhamento de saúde de criança atingida

A Fundação Renova se negou nessa segunda-feira a arcar com transporte e consulta médica de uma criança atingida pelo crime da Vale/Samarco/BHP Billiton moradora de Barra Longa. No sangue da […]

A Fundação Renova se negou nessa segunda-feira a arcar com transporte e consulta médica de uma criança atingida pelo crime da Vale/Samarco/BHP Billiton moradora de Barra Longa.

No sangue da criança foram encontrados índices elevados de metais pesados como níquel e arsênio e níveis baixos de zinco, através de exames feitos em 2016 pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade. A criança apresentava sintomas como mancha e feridas na pele e dor nas pernas, logo após o crime do rompimento da barragem de Fundão.

Depois de muita reivindicação e pressão a Fundação Renova foi obrigada a arcar com os gastos de transporte, consulta e alguns medicamentos para todas as 11 pessoas que fizeram os exames em 2016, e foram identificados com altos índices de metais tóxicos. A partir dessa conquista dos atingidos e de determinação do Ministério Público Federal, a Renova já arcou com diversas consultas e transportes para essas famílias.

Nessa segunda-feira, dia 29 de julho, a criança tinha uma consulta agendada com um profissional com o qual ela já consultou nos últimos meses e cujos custos foram pagos pela Renova.

Para a consulta de ontem, a Renova não respondeu formalmente às solicitações de transporte e pagamento da consulta, feitas pela família. A família teve que procurar respostas e recebeu uma negativa da Renova em arcar com os custos, sem nenhuma justificativa ou explicação da mudança de postura.

Mais um absurdo que a Fundação Renova comete, mostrando que não se preocupa com os atingidos para os quais ela deveria fazer ações de reparação. Essa situação exemplifica mais uma vez que a Renova não faz reparação e sim promove mais violações de direitos.

Esperamos que a Renova responda à família dizendo quando a criança terá o direito à consulta.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro