MAB recebe homenagem em Coronel João Sá, na Bahia

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi reconhecido hoje (28/7) pela Câmara Municipal de Coronel João Sá, municipio da Bahia atingido pelo rompimento da barragem de Quati. Durante o […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi reconhecido hoje (28/7) pela Câmara Municipal de Coronel João Sá, municipio da Bahia atingido pelo rompimento da barragem de Quati.

Durante o aniversário de 57 anos do município de Coronel João Sá, na Bahia, a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores homenagearam com o Título de Cidadão Honorário diversas pessoas e organizações que se solidarizaram e prestaram serviços a comunidade após o rompimento da Barragem do Quati em Pedro Alexandre, acontecido na quinta-feira 11 de julho.

O Movimento dos Atingidos por Barragens foi um dos homenageados. Na região está atuando uma brigada integrada por oito militantes do MAB de quatro estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará), que estão trabalhando diariamente na organização e garantia de direitos das famílias atingidas, a partir da experiência acumulada nos crimes da Vale em Mariana e Brumadinho. A brigada está acompanhando às famílias nos abrigos, ajudando na distribuição das doações e participando do processo de articulação com os órgãos públicos para garantir uma reparação digna.

Para Moisés Borges, integrante da coordenação nacional do MAB que atúa na Bahia, a homenagem “é um reconhecimento da legitimidade dos trabalhos do MAB junto aos atingidos e atingidas de João Sá e os poderes públicos. Mas é também um reconhecimento aos mais de 28 anos de história do Movimento, que com muita organização e pressão popular tem conquistado direitos, seja na construção de grandes hidrelétricas, como Belo Monte, ou em crimes de rompimento de barragens como os cometidos pela Vale em Mariana e Brumadinho”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro