O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi reconhecido hoje (28/7) pela Câmara Municipal de Coronel João Sá, municipio da Bahia atingido pelo rompimento da barragem de Quati
Publicado 29/07/2019 - Atualizado 21/08/2024
Durante o aniversário de 57 anos do município de Coronel João Sá, na Bahia, a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores homenagearam com o Título de Cidadão Honorário diversas pessoas e organizações que se solidarizaram e prestaram serviços a comunidade após o rompimento da Barragem do Quati em Pedro Alexandre, acontecido na quinta-feira 11 de julho.
O Movimento dos Atingidos por Barragens foi um dos homenageados. Na região está atuando uma brigada integrada por oito militantes do MAB de quatro estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará), que estão trabalhando diariamente na organização e garantia de direitos das famílias atingidas, a partir da experiência acumulada nos crimes da Vale em Mariana e Brumadinho. A brigada está acompanhando às famílias nos abrigos, ajudando na distribuição das doações e participando do processo de articulação com os órgãos públicos para garantir uma reparação digna.
Para Moisés Borges, integrante da coordenação nacional do MAB que atúa na Bahia, a homenagem “é um reconhecimento da legitimidade dos trabalhos do MAB junto aos atingidos e atingidas de João Sá e os poderes públicos. Mas é também um reconhecimento aos mais de 28 anos de história do Movimento, que com muita organização e pressão popular tem conquistado direitos, seja na construção de grandes hidrelétricas, como Belo Monte, ou em crimes de rompimento de barragens como os cometidos pela Vale em Mariana e Brumadinho”.