Posicionamento do MAB sobre a inauguração da UHE Baixo Iguaçu (PR)

Nesta quinta-feira, 23 de maio, aconteceu no município de Capanema (PR) a inauguração da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Para a ocasião estava prevista a presença do presidente da república e do governador […]


Nesta quinta-feira, 23 de maio, aconteceu no município de Capanema (PR) a inauguração da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Para a ocasião estava prevista a presença do presidente da república e do governador do Estado do Paraná, o que acabou não ocorrendo. Fez-se presente, dentre outros, o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Eduardo Pimentel Slaviero.


Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) a atividade é um capítulo vergonhoso na história da Copel, maior empresa paranaense, controlada pelo governo do estado. Existem aproximadamente cem famílias atingidas em situação indefinida.


No início de fevereiro o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), concedeu licença de operação (LO) ao Consórcio Baixo Iguaçu composto por Neoenergia e Copel. No entanto, o órgão ambiental não fez nenhum tipo de consulta ou verificação das condicionantes do licenciamento, desconsiderando recomendações de não conceder a LO antes da resolução da situação dos atingidos pela barragem.


No momento, não existe uma mesa de negociação entre o Consórcio Baixo Iguaçu e os atingidos. As situações de não concordância com as indenizações estão sendo judicializadas pelo consórcio, o que demonstra intransigência e a truculência no tratamento aos atingidos.


Além disso, aos atingidos é sistematicamente negado o direito ao reassentamento. Tal postura é reforçada pelo governo do Estado do Paraná, que se omite em criar e coordenar um espaço de diálogo e de agir de maneira proativa no processo. Como todo o licenciamento e fiscalização do processo da UHE Baixo Iguaçu foi coordenado pelo órgão ambiental estadual, IAP, cabe ao Estado esta iniciativa.


O governo do Paraná e a Copel se colocam de maneira conivente e cúmplice neste processo de negação e retirada de diretos de pequenos agricultores, que necessitam da terra para continuar produzindo e mantendo sustento de suas famílias.


É um processo brutal de violação de direitos humanos por parte do Consórcio e com a conivência do governo. Lideranças têm sofrido processos judiciais e estão sendo criminalizadas por construírem a luta pelos direitos dos atingidos, como forma de inibir e coagir o processo de mobilização social e organização popular.


O Consórcio Baixo Iguaçu, a Copel e o governo do Paraná celebram a inauguração de uma usina que desde o início, em junho de 2013, viola, nega e criminaliza sistematicamente os direitos dos atingidos, a serviço do lucro e das grandes empresas como a espanhola Iberdrola, principal acionista da Neoenergia.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro