Moradores de Brumadinho definem entidade para Assessoria Técnica
Cerca de 300 atingidos e atingidas pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão reuniram-se na Quadra Poliesportiva de Brumadinho neste domingo (19) para dar mais um passo importante na luta […]
Publicado 20/05/2019
Cerca de 300 atingidos e atingidas pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão reuniram-se na Quadra Poliesportiva de Brumadinho neste domingo (19) para dar mais um passo importante na luta pela reparação integral dos direitos violados pela mineradora Vale. Conquistando a efetivação de uma exigência popular das comunidades e cumprindo prazo fixado pela 6ª Vara da Justiça Estadual, em Belo Horizonte, as famílias reunidas escolheram a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social-AEDAS como sua assessoria técnica independente.
A AEDAS foi escolhida entre nove entidades sem fins lucrativos que apresentaram propostas para as comunidades, representadas no evento por 22 comissões locais. A escolha foi organizada e coordenada pela Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Ministérios Públicos Estadual e Federal.
A escolha deste domingo foi no Território 1, que compreende apenas o município de Brumadinho. Ainda será realizada a escolha de outros dois territórios que integram cidades da Bacia do Paraopeba até a Barragem Retiro Baixo, em Pompeu.
A Assessoria Técnica Independente é uma importante ferramenta para fortalecer a luta das famílias atingidas. Os próximos passos serão a garantia da contratação rápida e com qualidade da equipe escolhida, manter a luta pelas ações emergenciais e aprofundar a mobilização pela reparação integral da vida das pessoas e das comunidades.
Seguimos firmes em luta!