Cuba recebe nova etapa de formação do MAR

A ilha revolucionária foi a sede de mais uma nova etapa de construção do Movimento de Afectados por Represas en Latinoamérica (MAR), organização que nuclea organizações e movimentos populares de […]

A ilha revolucionária foi a sede de mais uma nova etapa de construção do Movimento de Afectados por Represas en Latinoamérica (MAR), organização que nuclea organizações e movimentos populares de 14 países do continente empenhados na construção de um Projeto Energético Popular.


 

Aconteceu em Santiago de Cuba, entre os días 23 de abril e 3 de maio a quarta etapa de formação da segunda turma do Movimiento de Afectados por Represas en Latinoamérica. A etapa incluiu recorridos pela Serra Maestra, berço da Revolução Cubana que derrotara a ditadura de Fulgencio Batista no dia 1o de janeiro de 1959. Cada integrante da turma foi adotado por uma família da Serra, e os percursos incluíram visitas a empreendimentos produtivos comunitários, de famílias que produzem carne com um mínimo impacto ambiental e produzem gás para uso comunitário utilizando o esterco dos animais como matéria-prima. Essa energia é utilizada também para abastecimento de água e produção de outros alimentos. Estava acontecendo também na região, e os militantes participaram, o Encontro Nacional dos usuários de Biogás. A recorrida incluiu também diversos atos políticos e culturais, inclusive o mítico ato do 1o de maio.

Josivaldo Alves, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), participante da experiência, relata: “É um modelo de sociedade, fruto de uma revolução de caráter socialista, que tem valores e os princípios bem diferentes dos que regem a sociedade capitalista. Eu sai de Cuba muito convencido de que esse pais tem coisas que nós temos que ter a grandeza de reconhecer, respeitar, e tentar se aproximar”. E nesse sentido, aponta como um elemento central a unidade: “A unidade nacional, no partido, no governo, e no povo através dos Comités de Defesa da Revolução (CDR) é impressionante. Outro aspecto é o espirito de sacrifício, para não ceder nem recuar, não se deixar iludir e perder de vista as conquistas da revolução. Conquistas que fazem com que o povo viva bem, se alimente bem, tenha saúde, educação e cultura de qualidade, sempre público, do Estado e do povo ao mesmo tempo”.

Por outro lado, destaca a solidariedade, que viveu em carne própria: “A solidariedade do povo cubano aos povos do mundo é uma coisa impressionante que nos chamou muito a atenção. Seja um morador urbano, família urbana, camponesa, trabalhadora, médico, é de uma solidariedade e de um carinho pelo outro, que eu nunca vi isso em nenhuma outra parte”.

 

Deisy Avendaño, do movimento Patagonia Sin Represas, que também constrói o MAR, afirma: “Depois de ver na prática o socialismo, apesar do bloqueio, à falta de tecnologias, Cuba nos entrega uma lição de dignidade, internacionalismo e convicção. E tudo isso graças à educação, a um povo informado e educado, um povo que divide o que tem e não o que sobra, um povo que reivindica o nome de Fidel com orgulho e agradece à revolução as garantias do básico que necessita uma família para viver: saúde, moradia, terra para cultivar e cultura”. E agrega: “Cuba é um país com importantes avanços em diferentes áreas da ciência, da saúde, do meio ambiente e outros”.

Em relação à solidariedade, Josivaldo destaca outro elemento: o internacionalismo, que implica a luta contra o imperialismo e que é um eixo fundamental do modelo cubano. O militante explica: “Eles têm muito claro a importância e o dever de enfrentar o imperialismo. Sem rodear nas palavras. O inimigo principal no sistema capitalista é conduzido pelos americanos, e para eles é fundamental a resistência e a ampliação da luta pela paz. São mais de onze milhões de pessoas dispostas a defenderem -independentemente dos limites e das dificuldades- aquele modelo de sociedade, aquela justiça implantada ali, aquele povo quer avançar cada vez mais”.

O novo contexto latino-americano, analisa Josivaldo Alves “faz com que Cuba precise muito da solidariedade internacional, e sobre tudo latino-americana, já que vivemos um momento de extrema delicadeza, em que o bloqueio se amplia, e a esquerda está sendo destruída” e fecha: “Sai de Cuba convencido de que o povo brasileiro e a esquerda tem condições de resistir, e avançar rumo ao uma sociedade mais justa”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro