Famílias do Vale do Jequitinhonha vivem preocupações após ordem de despejo

Cerca de 350 famílias vivem dias de tensão e medo no Acampamento Princesa do Vale, em Almenara, após receberem liminar de reintegração de posse com prazo para o dia 8 […]

Cerca de 350 famílias vivem dias de tensão e medo no Acampamento Princesa do Vale, em Almenara, após receberem liminar de reintegração de posse com prazo para o dia 8 de abril. Os agricultores familiares ocupam a Fazenda São Francisco desde 2014, local que estava improdutivo há quase 40 anos.

Desde o anúncio da reintegração, os moradores se preocupam com a presença policial no local, que faz ameaças a população. Em reunião com o Ministério Público no dia 23, as famílias denunciaram o abuso da frota da Polícia Militar, que anuncia diariamente aos atingidos o uso da violência e das armas caso não saiam do local.

Na ocasião, o MP recolheu depoimento e dados sobre a importância do Acampamento para as famílias e a economia local. Hoje, são produzidas mandioca, mamão, limão, laranja e outros. Há também criação de galinhas, cavalos e algumas vacas. Toda a produção abastece o Mercado de Almenara significativamente.

São ribeirinhos, pescadores, agricultores e dependem diretamente do Rio Jequitinhonha e da agricultura familiar. Essa população anteriormente foi vítima da Barragem de Irapé, e agora sofrem novos conflitos, correm o risco de mais uma vez perder tudo aquilo que foi conquistado, como suas casas e produção.

Só uma reforma, Agrária!

@Território, água e energia!!! Não são mercadorias!!!

@Nenhum direito a menos

@Pátria Livre