Na Europa, MAB debate questão energética e violação de direitos das transnacionais

Viagem começou com eventos na ONU, em Genebra; membros do movimento percorrem, agora, outros países para fazer articulações e conhecer outras experiências     Em viagem pela Europa desde o […]

Viagem começou com eventos na ONU, em Genebra; membros do movimento percorrem, agora, outros países para fazer articulações e conhecer outras experiências

 

 

Em viagem pela Europa desde o dia 04 de março, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens denunciam as violações dos direitos humanos causadas por empresas transnacionais, como é o caso da Vale – com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, o saldo até o momento é de 216 mortes e 89 desaparecidos, além da devastação do ecossistema do Rio Paraopeba.

Para debater o tema de forma macro e conhecer outras experiências de diálogo entre os atores de situações que envolvem sociedade e empresas, a coordenadora do MAB, Letícia Oliveira participou de um seminário promovido pela Transnational Institute (TNI) realizado em Amsterdam na segunda-feira (18). O tema do evento foi “Multi-stakeholderism”, um modelo de negociação de impactos do mercado na sociedade.

Letícia Oliveira, do MAB, contextualiza: “este é um espaço de negociação com todos os atores para que sejam debatidos os direitos das populações, que muitas vezes não estão tão claros no processo”, explica.

A representante de atingidos por barragens no Brasil pondera: “é colocado que todos têm o mesmo poder, mas a gente sabe que não funciona assim, as empresas que têm muito dinheiro acabam tendo mais poder na negociação. O espaço tem que existir, mas é preciso ter outros espaços em que a população em geral possa ter acesso, sejam também os protagonistas.”, opina.

A Organização das Nações Unidas (ONU) utiliza a metodologia multi-stakeholderism em algumas das ações para tratar determinados acordos, o que levanta críticas.

Em Barcelona, na quarta-feira (20), houve uma reunião com o Observatório da Dívida na Globalização (ODG) para debater o tema da energia e também da financeirização de obras de infraestrutura na Europa e América Latina.

O coordenador do MAB Moisés Borges conheceu duas experiências de cooperativas produtivas e energéticas na Catalunha. O projeto Cal Cases, no município de Santa Maria d’ Oló, que busca construir uma comunidade rural sustentável nas perspectivas alimentar, energética e financeira.  

Outra experiência foi junto à prefeitura da cidade de Artès, onde são consolidadas cooperativas de produção e autoconsumo de energia em prédios públicos e casas particulares. Outro ponto do projeto é a remunicipalização dos serviços de água e esgoto.

“Barcelona tem um histórico de solidariedade com defensores de direitos humanos do mundo, e  tem buscado parcerias para democratização da água e energia nas cidades. Acreditamos que podemos trabalhar em conjunto para criar alternativas que diminua nossa dependência das empresas transnacionais”, comenta Moisés Borges.

Na quinta-feira (21), o MAB esteve na Prefeitura de Barcelona com o Diretor David Bosch da Cooperação Internacional e Justiça Global falando sobre possíveis parcerias com o Brasil. No sábado (23), o movimento participou da Marcha pelo Clima, passeata contra as grandes obras que causam devastação ambiental em Roma, na Itália.

“Estamos aqui para denunciar e pressionar as empresas violadoras de direitos. Temos chamado a atenção para Brumadinho e toda a situação de retirada de direitos e violência contra defensores de direitos humanos no Brasil. As organizações compreendem  bem as denúncias que temos feito e nos ajudam a propor ações de solidariedade aqui na Europa.”, afirma Letícia Oliveira, da coordenação do MAB. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro