Novo alerta em Minas Gerais
Foto: Felipe Jácome Em menos de 24 horas, 2 comunidades são evacuadas em Minas Gerais por conta de risco de rompimento de duas barragens, a primeira, em Itatiaiuçu, e a […]
Publicado 08/02/2019
Foto: Felipe Jácome
Em menos de 24 horas, 2 comunidades são evacuadas em Minas Gerais por conta de risco de rompimento de duas barragens, a primeira, em Itatiaiuçu, e a segunda em Barão de Cocais, ambas foram classificadas pela Agência Nacional de Mineração com nível 2 de risco.
De acordo com as empresas a decisão é preventiva, decorrente de novas inspeções que estão sendo feitas, porém ambas foram evacuadas na madrugada, sem qualquer aviso prévio as comunidades, que permanecerão em hotéis e ginásios, até que o nível de risco das barragens diminuam. O MAB denuncia a falta de participação dos atingidos tanto na Política Nacional de Segurança de Barragens, quanto na construção dos planos de segurança dessas barragens em todo o Brasil.
Barragem Sul Superior
Três comunidades da cidade de Barão de Cocais, Socorro, Tabuleiro e Piteiras foram evacuadas, cerca de 500 pessoas, estão divididas em ginásios ou saíram de suas casas para locais seguros.
A barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, pertence a Vale, tem cerca de 85 metros de altura e mais de 6 milhões de m³ de rejeitos provenientes da produção de minério de ferro, e está listada entre as dez construídas pelo método de alteamento a montante, que a Vale pretende desativar.
Barragem ArcelorMittal
Na cidade de Itatiaiuçu, na região do Quadrilátero Ferrífero, as sirenes da barragem da ArcelorMittal da mina de Serra Azul, também foram acionadas nesta madrugada, a comunidade de Pinheiros foi evacuada, pelo menos 60 pessoas foram evacuadas, e foram levadas a hotéis.