Atingidos por barragens pedem justiça em Macapá (AM)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) mobilizou atingidos por barragens do município de Ferreira Gomes e Porto Grande, no Amapá, para uma manifestação em frente à Justiça Federal em […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) mobilizou atingidos por barragens do município de Ferreira Gomes e Porto Grande, no Amapá, para uma manifestação em frente à Justiça Federal em Macapá nessa terça-feira (23 de janeiro).

Os manifestantes cobraram celeridade no julgamento das ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF), relacionando a morte de peixes à construção das hidrelétricas Cachoeira Caldeirão e Ferreira Gomes, no rio Araguari, e denunciando a situação dos atingidos da zona urbana e rural do município de Porto Grande, que foram impactados pelo lago artificial da UHE Cachoeira Caldeirão, e ainda não foram reconhecidos como atingidos.

“A minha área foi atingida, o meu terreno a minha casa. Teve infiltração, perdi minha fossa e meu poço”, afirma o agricultor Adel Ferreira.

Os atingidos foram impedidos de entrar no prédio da Justiça Federal e permaneceram com a mobilização em frente ao local, mesmo com uma forte chuva. O padre Sisto Magro, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), celebrou uma missa no local.

“Estamos pedindo celeridade no julgamento da ação pois os peixes estão morrendo, os pescadores e agricultores estão passando fome e a empresa diz que não é sua responsabilidade”, afirma Moroni, da coordenação do MAB no Amapá.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro