Diocese de Colatina lança manifesto de 3 anos de crime da Samarco

Seguindo a tradição iniciada com o crime ambiental provocado pela mineradora Samarco, neste mês de novembro, a Diocese de Colatina vem novamente lembrar a sociedade civil e as autoridades da […]

Seguindo a tradição iniciada com o crime ambiental provocado pela mineradora Samarco, neste mês de novembro, a Diocese de Colatina vem novamente lembrar a sociedade civil e as autoridades da destruição deixada como patrimônio pela mineradora à todas formas de vida que de dependiam, alguns mais alguns menos, das águas do Rio Doce.

Os rejeitos que desceram o rio Doce, destruindo sua biodiversidade, encontram-se no litoral capixaba de norte a sul, estando mais presentes entre Conceição da Barra (divisa com a Bahia) e Aracruz. Destruindo berçários de várias espécies, manguezais e os modos de vida dos povos que dependiam destes recursos.

Neste ano de 2018, completam-se 3 anos do CRIME. Apesar de tanto prejuízo, doenças e sofrimento a Fundação Renova ainda falha em cumprir o que foi estabelecido no TAC: não cadastrou ou indenizou parte significativa da população, não reconhece as mulheres atingidas, e não inclui os atingidos no processo de reparação e reconstrução de áreas afetadas – mesmo sendo esses os maiores conhecedores dos modos de vida destruídos.

Essa inoperância da Renova reforça a percepção que vem desde o rompimento da barragem: a primazia do lucro sobre a responsabilidade social ou ambiental das grandes empresas de mineração. A negligência na segurança da barragem e a demora em fazer um acordo que ouça a voz dos atingidos pelos rejeitos, parecem se enquadrar na mesma equação que permitiu a Samarco bater recordes de produção e lucro num contexto de queda no preço do minério de ferro. Hoje sabemos que o risco envolvido nessa superexploração é distribuído entre o conjunto da sociedade atingida, embora o grosso do lucro siga restrito a um seleto grupo de acionistas – dentre os quais os verdadeiros donos da Samarco a VALE e a BHP.

Este manifesto também denuncia a indústria da indenização, causada pela falta de informação da população sobre seus direitos, inclusive da justiça gratuita, sendo extorquidos por grupos de advogados que buscam ludibriar o povo e arrancar as porcentagens das indenizações que  são nosso direito.

A isso é somado o despreparo do nosso judiciário em resolver conflitos, a demora dos processos e a criminalização das organizações da sociedade civil e da Igreja que historicamente lutam pelo direito da população atingida, mas que foram vetadas de participar dos processos de reparação junto aos atingidos com o último acordo (TACGov) homologado na 12ª vara de MG.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro