Norte Energia entra com ação contra o MAB na justiça
A Norte Energia, concessionária de Belo Monte, resolveu entrar com um processo judicial contra o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) devido a um protesto feito pelas famílias da lagoa […]
Publicado 30/07/2018
A Norte Energia, concessionária de Belo Monte, resolveu entrar com um processo judicial contra o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) devido a um protesto feito pelas famílias da lagoa do Independente 1 no dia de hoje (30) na Rodovia Transamazônica, próximo à hidrelétrica, em Altamira (PA).
O Ibama já reconheceu essas famílias como atingidas pela hidrelétrica há quase 5 meses. No entanto, até agora a Norte Energia ainda não realocou sequer UMA das 968 familias cadastradas. A resposta da empresa, no lugar de cumprir com seu dever, é criminalizar os atingidos, ameaçando com multa e prisão de militantes.
Algumas das famílias de manifestantes estão morando na sede do Ibama em Altamira desde o dia 9 de julho, pois suas casas já desabaram na área alagadiça e elas não tem para onde voltar. O Ibama já entrou com pedido de reintegração de posse, que pode ocorrer a qualquer momento.