Lutas em letras: Mulheres do Campo de MG têm suas histórias retratadas em livro

  Elas vêm chegando e chegam de vários cantos, com seus traços com suas diferenças, com suas experiências, com suas histórias e principalmente com algo em comum: uma vida inteira […]

 

Elas vêm chegando e chegam de vários cantos, com seus traços com suas diferenças, com suas experiências, com suas histórias e principalmente com algo em comum: uma vida inteira de luta, de resistência e força junto ao trabalho com a terra e com a vida no campo. E elas foram além pois fizeram das dificuldades e opressões da sociedade uma necessidade de se organizar e lutar por uma vida melhor para elas enquanto mulheres do Campo e para suas comunidades.

Esse sentimento aflorava naquela noite na Fundação João Pinheiro, em cada uma das mulheres trabalhadoras lutadoras no dia 26 de junho de 2018, dia do lançamento do livro “Mulheres do Campo de Minas Gerais: trajetórias de vida, de luta e de trabalho com a terra”, organizado por Marina Alves Amorim. Uma importante conquista dessas mulheres cabulosas que decidiram que para além das suas organizações precisam criar uma Articulação do Campo, dentro da diversidade existente, mas também acreditando na unidade das pautas das mulheres que vem no sentido de diminuir o impacto causado em suas vidas em uma sociedade que não reconhece seu trabalho enquanto um trabalho necessário para a reprodução da sociedade e de fazer a economia e a política girar.

Foi em 2015, depois de várias reuniões, que com força e ousadia elas apresentaram sua pauta de reivindicação com mais de 20 questões latentes em suas vidas para o então governador do Estado Fernando Pimentel, das quais várias foram atendidas.

 

 

A necessidade de se conhecer o perfil e a vida das mulheres do campo, das águas e da floresta, sempre tão invisibilizadas pelo sistema capitalista que se pauta pelo desenvolvimento desenfreado, fez com que se pautasse uma pesquisa capaz de traçar esse perfil para que se grave na história a luta e a resistência dessas mulheres, mas também para que esse conhecimento seja usado para a criação de políticas voltadas a essas mulheres que melhorem suas vidas sempre tão difíceis.

O livro “Mulheres do Campo de Minas Gerais: trajetórias de vida, de luta e de trabalho com a terra” fez uma imersão na vida de 12 mulheres que trabalham com a terra, e nessa imersão Elaine de Souza Martins Ahnert foi a mulher trabalhadora liderança do Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB a qual foi biografada e sua história revelada no livro. Entre os elementos trazidos na sua história de vida, se destacam aos seguintes: Trabalho da roça, o serviço doméstico e a faxina, A terra em que vive e o dia a dia, A barragem de Aimorés, O movimento dos Atingidos Por Barragens, A agroecologia, As políticas Públicas, A vida das Mulheres.

 O lançamento do livro é a conclusão de um momento de reivindicação e de conquista dessas bravas mulheres e de suas organizações, que ficará marcado na história e será difundido, agora de forma sistematizada à sociedade e às futuras gerações.

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro