Simulado, relações públicas e os antidepressivos

É sobre isso que a povo pode pensar: se continua aceitando calmantes e antidepressivos de quem mora em lugar seguro para forçar sono tranquilo ou se busca a cura definitiva […]

É sobre isso que a povo pode pensar: se continua aceitando calmantes e antidepressivos de quem mora em lugar seguro para forçar sono tranquilo ou se busca a cura definitiva pela força popular

Por Antônio Claret Fernandes, militante do MAB e padre da Arquidiocese de Mariana (MG)

São quase 19 horas. Dia 21 de Junho. Defesa Civil de Congonhas e Relações Públicas da CSN já estão a postos, plantados na porta do salão da Associação do Residencial. O Bairro fica a menos de 100 metros de imensa barragem de rejeito. Aguardam o povo, que não chega. Exceto uns poucos gatos pingados.

O presidente da Associação, jovem sensível ao sofrimento da Comunidade, chega a sentir-se culpado. Seu esforço: falou na Rádio, fez vídeo! Nem é sua tarefa, mas quer ajudar! Aquela ausência o desconcerta.

O Relações Públicas permanece imbatível no seu bom humor: cumprimenta aqui, sorri ali, fazendo o seu papel. Ele lembra que ‘daqui a pouco vamos iniciar!’ e consola os presentes dizendo que ‘perdemos em número, mas ganhamos em qualidade!’.

Um que outro, pouco afeito a essas táticas de dominação, pode sentir-se lisonjeado.

Sua tranquilidade parece colocá-lo longe da preocupação com a segurança do povo. Com sua participação. Com as dezenas de cadeiras enfileiradas e vazias. Isso não interfere no seu salário.

O Relações Públicas está centrado na sua boa relação com a empresa. Ele passa pelo povo apenas por tabela. Garantindo a boa imagem dela, mercadoria especialmente preciosa no capitalismo contemporâneo, garante o seu emprego.

Por isso ele pode dar-se ao luxo de prometer a reconstrução de duas igrejas, destruídas pela CSN, e não cumprir.

Ele pode prometer até coisas mirabolantes, como entrar com um Projeto de Lei na Câmara Municipal – favorável à empresa -, propondo a mudança da Lei da Gravidade; nesse caso, se a barragem romper-se, o rejeito sobe e se aloja na parte mais alta da montanha, de onde fora extraído o minério, ao invés de descer em avalanche, destruindo tudo, como ocorreu no crime de Fundão, em Mariana.

Um Relações Públicas não tem nenhum poder de decisão. Então ele pode tudo! A única coisa que não pode fazer é contrariar a empresa, que lhe paga vencimento gordo para ‘conversar’ com o povo. Conversar sempre sem resolver nada!

Inicia-se a reunião. Ele próprio tem a iniciativa de colocar umas poucas cadeiras em círculo. O suficiente. O projetor, ligado com antecedência, mostra a logomarca da CSN com a frase ‘ nós produzimos minério de excelência’.

Vê-se, de imediato, que ‘pessoa’ não é o forte da empresa. A confirmação chega logo: ‘Várias empresas estão nos acompanhando’, diz. ‘Cinco delas estiveram no Simulado do dia 16 de junho’. E conclui: ‘estamos todos aprendendo!’.

A verdade contida na expressão ‘estamos todos aprendendo’ é que a empresa, a despeito de todo aparato tecnológico e de relações públicas – com risos fáceis e bem ensaiados -, ainda não dialoga com o povo. Permitem-se falas. Desabafos. Mas a aparente participação do povo é semelhante ao latido de um cão amarrado. Ele vai até o limite imposto pela corrente, que lhe prende a mente, o pescoço ou o estômago. 

Nessa relação, onde um lado se considera todo poderoso e o outro se acha destituído de qualquer poder, tanto faz uma reunião decidir tudo ou não decidir nada. Ela não vai fazer nenhuma diferença no que é central. Ela não vai mexer numa letra, sequer, do interesse da empresa nem vai retirar um dólar, ao menos, de sua expectativa de lucro.

Não será justamente por isso que o povo, sábio que é, faz-se ausente?

Segue avaliação do Simulado de16 de junho, tido por ruim pela própria empresa. E nisso ela tem razão! Apenas 12% ouvem a mensagem de voz que deveria chegar a todas as famílias residentes na área de risco. 

O pacote emergencial, no seu conjunto, incluindo as sirenes, as placas espalhadas pela cidade de Congonhas, as rotas de fuga, os pontos de encontro, a triagem, tem um limite para muito além de seu arranjo tecnológico-logística. Ele esconde o risco real – não apenas simulado -, dando a esperança de que, no limite, existe uma tábua de salvação. E ela, definitivamente, não existe!

A própria equipe de emergência deixa escapar essa verdade inarredável. Preocupada em relativizar a importância quase absoluta do plano de salvamento – sentindo-o extremamente frágil -, acaba afirmando que, num eventual rompimento da barragem, o tempo é muito curto para qualquer providência. Lembra, depois, ser imprescindível um monitoramento permanente dela. Só falta dizer que a solução definitiva é retirar aquele monstro dali – e não colocá-lo em nenhum outro lugar -, deixando em paz o povo, que o precede no tempo e valor.

Buscando clarear seu raciocínio, ele compara a barragem a um doente. O médico lhe mede a pressão, sente sua melhora ou piora e toma as providências cabíveis. O esforço do remendo, porém, sai pior do que o soneto. Ele se esquece de que há ‘médicos’ que escondem a doença do paciente e da sociedade em geral. É o que ocorreu com na barragem de Fundão. E há pessoas que, atacadas de um infarto fulminante, nem chegam ao hospital.

Apesar de sabida, soberbamente, da ineficácia dos procedimentos, foi marcado novo Simulado para o dia 29 de junho, incluindo, desta vez, teste de deslocamento dos moradores da área de risco.

Por que um novo Simulado? É simples! A CSN pleiteia alteamento de sua barragem em 11 metros e, nesse intento, tem condicionantes a cumprir impostas num TAC – Termo de Ajustamento de Conduta. Ela precisa realizar uma série de atividades, algumas soando como brincadeira. Ela necessita de fotos e de listas de presença que, anexadas a calhamaços de papéis e documentos, vão para os órgãos licenciadores para cumprir uma formalidade.

Finda a reunião! O Relações Públicas aproveita para informar a razão do próximo Simulado ser na parte da manhã: poupar estresse à comunidade. Não precisa esperar, durante o dia todo, que a sirene toque a qualquer momento.

O informe mantém a política de boa vizinhança. Mas a fonte da ansiedade é a barragem em cima da cabeça. É sobre isso que a povo pode pensar: se continua aceitando calmantes e antidepressivos de quem mora em lugar seguro para forçar sono tranquilo ou se busca a cura definitiva pela força popular.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 15/02/2019

Em socorro da santa