POCE faz planos de luta por um Brasil soberano

A Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia (POCE) junto aos petroleiros, durante assembleia dos trabalhadores petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, definiram na manhã desta […]

A Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia (POCE) junto aos petroleiros, durante assembleia dos trabalhadores petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (REGAP), em Betim, definiram na manhã desta segunda-feira (28) uma agenda de lutas para acumular força em apoio à greve nacional dos caminhoneiros.


Foto: Thaís Mota/ Sindipetro/ MG .


Durante a assembleia, foi realizado um bate-papo com os trabalhadores que, por unanimidade, decretaram greve geral dos petroleiros na refinaria a partir de quarta-feira (30). Além de darem início a um acampamento permanente em frente à REGAP.

 O acampamento terá força com a brigada de agitação e propaganda “Marielle Franco” que está atuando na capital mineira desde o dia 19 de maio. A brigada é composta por movimentos sociais como Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais Sem Terra, Levante Popular da Juventude e Movimento das trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos.

Audiência Publica

Na quarta-feira (30) será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14h30, para debater e fazer uma análise com os sindicatos tanto dos petroleiros, quanto dos caminhoneiros autônomos, da atual conjuntura e a força da greve das categorias no Brasil.

“Estamos pautando um plano de lutas neste momento em que as massas estão inflamadas e começam a enxergar as contradições desse governo ilegítimo que atua o golpe dado em 2016. É hora de unificar e derrubarmos este governo. A POCE se reuniu neste fim de semana para planejar e propor aos trabalhadores esta agenda de lutas”, comenta representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Mobilização de massa

 Nesta sexta-feira (01), um ato unificado em apoio aos grevistas acontecerá em frente a portaria principal da REGAP, em Betim. Os jovens organizados no Levante Popular da Juventude realizam o Encontro da Juventude em Defesa da Petrobrás e se somam ao ato com junto com o Congresso do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SindUte) e os petroleiros em greve.

“As centrais sindicais e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estão se reunindo hoje para pensar outras intervenções e estratégias de luta. Nós vamos chegar as massas unificando as pautas para um Brasil soberano, pela defesa do petróleo, contra as privatizações e em defesa do povo trabalhador”, conclui representante. 

Metroviários entram em greve

Em Belo Horizonte, os metroviários decretaram greve desde esta segunda-feira (28). Durante a assembleia  200 trabalhadores, decretaram paralização das linhas reivindicando a retomada das negociações  salariais referentes às datas bases de 2017/18 e 2018/19.