No interior do Piauí, atingidos distribuem sua produção

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia famílias ribeirinhas, ameaçadas por projetos de barragens  Centenas de famílias camponesas e ribeirinhas organizadas no MAB, nos municípios de Amarante e Palmeirais, no Piauí […]

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia famílias ribeirinhas, ameaçadas por projetos de barragens 

Centenas de famílias camponesas e ribeirinhas organizadas no MAB, nos municípios de Amarante e Palmeirais, no Piauí foram atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural SDR.

A compra de alimentos pelo PAA, é resultado da pauta de reivindicação das famílias organizadas no MAB na região. Entre os produtos entregues estão peixes, grãos e legumes.

Ao todo, foram entregues pelas famílias produtoras mais de 600 kg de peixe tambaqui, 1.800 kg de milho, 500 kg de feijão, 500 kg de abóbora, 200 kg de macaxeira e 250 kg de sequilos.

Os produtos foram entregues ao Centro de Referencial da Assistencial Social (CRAS) dos municípios de Amarante e Palmeirais-PI que em parceria com o MAB  distribuíram nas comunidades que estão organizadas no Movimento e nos bairros para pessoas que estão em situaçao de insegurança alimentar e nutricional.

O P.A.A – Programa de Aquisição de Alimentos é uma dos mais importantes programas criados no governo Lula em 2010 e que já beneficiou milhares de famílias e que hoje também está sofrendo ameaça de corte, após as ofensivas decorrentes do golpe.

Uma das responsabilidades assumidas pelo MAB em nossa luta é a garantia do direito dos atingidos e atingidas por barragens de produzir alimentos saudáveis e energia. Por isso temos dedicado esforços para a construção de hortas livre de agrotóxicos com produção de pequenos animais (PAIS – Produção agroecológica Integrada e Sustentável), cisternas de captação de água da chuva, construção e instalação de placas de aquecimento solar de água e diversas outras ações que fortaleçam a capacidade produtiva das famílias atingidas por barragens.

Conheça mais sobre nossa produção: http://mabnacional.org.br/category/tema/produ