No ES, atingidos pela Samarco realizam importante reunião com entidades

Encaminhamentos importantes foram feitos durante reunião com representantes da Fundação Renova, CIF e Defensoria Pública – A reunião foi uma conquista das jornadas de lutas da semana de 14 de […]

Encaminhamentos importantes foram feitos durante reunião com representantes da Fundação Renova, CIF e Defensoria Pública – A reunião foi uma conquista das jornadas de lutas da semana de 14 de Março.

 

A partir de muita luta e organização representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram de uma reunião junto com a Defensoria Pública, Representantes do Comitê Interfederativo (CIF) e Diretores Executivos da Fundação Renova, no dia 27 de março, em Vitória (ES). A Reunião foi uma conquista das jornadas de lutas da semana de 14 de Março Dia Internacional de Luta dos Atingidos Contra as Barragens.

Para o MAB a reunião com as entidades foi proveitosa, pois dentre os limites dos pontos do TTAC, o encontro proporcionou um debate democrático. Dessa forma, foram encaminhados pontos importantes que há vários meses os atingidos estavam pautando junto às entidades. Participaram da reunião atingidos organizados no MAB do Espírito Santo e Minas Gerais.

Sobre a água, o CIF se comprometeu a formar um Grupo de Trabalho com a presença de órgãos ambientais da Saúde, vigilância Sanitária e atingidos, com o objetivo de fazer o monitoramento do tratamento da água proveniente do rio Doce com provas e contra provas. Os atingidos pautaram a captação alternativa de água, como está sendo feito em Governador Valadares. A Fundação Renova ficou de avaliar a possibilidade em outras cidades da bacia.

Foi pautado o reconhecimento imediato de Pescadores Protocolados, Barraqueiros, e Feirantes as margens da BR-381, famílias que possuem poço artesiano próximo ao rio Doce e atingidos que não foram reconhecidos. A Fundação Renova se comprometeu acelerar o processo realizando reuniões com bases móveis em locais onde não há escritórios.

Os atingidos pediram a indenização justa sobre os valores propostos no Programa de Indenização Mediada e a reconstrução da matriz de danos com participação efetiva dos atingidos.

A saúde na bacia do rio Doce preocupa a população que tem contato direito e indireto com a água do afluente. Foi solicitado a realização de um estudo com exames e análises clínicas independentes sobre a contaminação dos atingidos por metais, a exemplo da cidade de Barra Longa. A Fundação Renova afirmou que já foi oficiada por órgãos competentes e fará esse estudo como foi definido pela câmara técnica de saúde. A entidade disse que quem vai escolher a entidade que realizará o estudo será a câmara técnica.

A Fundação Renova se comprometeu fazer assembleias com o MAB nas comunidades, para dar as respostas sobre as demandas dos atingidos e dar prosseguimento do debate. Será construído um calendário para essas reuniões.

Espírito Santo

Ficou definido que a assembleia geral das comissões de atingidos com CIF e Renova será realizada no dia 23 de abril, em Linhares, para dar às devolutivas e prosseguimento as pautas já debatidas, além do levantamento das novas demandas. Para essa reunião, será convocada de forma conjunta (CIF, Renova, DP e MAB) e a presença de representantes da Vale e BHP. Também será construído um calendário de rodadas de debates e negociações das pautas também nos territórios, com presença de Renova e CIF.

“Esperamos que a Fundação Renova, CIF tenham comprometimento humano ao resolver a situação dos atingidos na bacia do rio Doce. Dois anos e cinco meses de debates e a luta por direitos”, comenta liderança do MAB

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro