Atingidos pela Samarco conquistam direito a escolha de terreno em Mariana

Moradores da zona rural de Mariana se reuniram com a Fundação Renova e conquistaram direito a indicação de novo terreno para construção das casas destruídas pela lama da Samarco.    […]

Moradores da zona rural de Mariana se reuniram com a Fundação Renova e conquistaram direito a indicação de novo terreno para construção das casas destruídas pela lama da Samarco.   

Atingidos de Ponte do Gama, Paracatu de Cima, Pedras, Campinas e Barretos fizeram nesta quinta-feira (30) uma reunião com a Fundação Renova.  O encontro durou cerca de quatro horas e aconteceu na comunidade de Paracatu de Cima, durante chuva forte, com cerca de 50 pessoas, entre elas, atingidos organizados no MAB, Caritas, prefeitura municipal de Mariana e Fundação Renova.

Na reunião, a Fundação Renova se comprometeu a adquirir os terrenos indicados pelas famílias que tiveram suas casas destruídas ou interditadas pela defesa civil. Essa é uma conquista importante das famílias organizadas e é fruto da pressão popular. Foi entregue uma lista com 20 famílias que já decidiram que querem um novo terreno, mas mais famílias estão avaliando essa possibilidade e a lista ainda está aberta.

A Fundação Renova irá avaliar essa lista e procurar as famílias para que haja indicação de terreno a ser comprado, independente da família ter sido cadastrada definitivamente. A família pode indicar um terreno na zona rural ou na zona urbana e o terreno pode já ter uma moradia ou não.

Porém a Fundação não apresentou um prazo para compra desses terrenos e não reconheceu como atingidas as famílias que apesar da lama não ter passado em suas propriedades, agora vivem em área de risco. A Renova não trouxe também respostas satisfatórias sobre o sinal de celular nas comunidades e sobre o campo de futebol da comunidade de Pedras.

Na reunião os atingidos lembraram vários casos de moradias e obras malfeitas pela Samarco e pela Fundação Renova na região. Por isso as famílias não querem permitir que as suas casas sejam construídas por empresas que não possuem nenhum compromisso com a agilidade e a qualidade das obras. “A nossa proposta dos atingidos é se organizarem para que pessoas de sua confiança construam as moradias, em um processo de autogestão e protagonismo dos atingidos, como já foi realizado por outros atingidos por barragens no Brasil”, comenta Letícia Oliveira. 

A caminho de casa, após a reunião com a Fundação Renova, Marta Arcanjo, atingida de Paracatu, comentou “eles precisam voltar por aqui comigo e ver como é a estrada que eu tenho que passar para sair de casa, ainda mais com chuva. Parece que eles não sabem disso, e não entendem o que a gente está passando, para enrolar tanto. Estou até com dor de cabeça de tanta raiva”, disse. 

Luta pelo reassentamento

Desde abril desse ano essas comunidades se reúnem para pressionar a Samarco a aceitar os critérios das famílias que desejam um reassentamento familiar. A Samarco tem se negado a adquirir novos terrenos para essas famílias e tem colocado para elas como única opção a construção da moradia no mesmo terreno atingido pela lama.

Insatisfeitas com essa opção e cientes dos seus direitos as famílias da zona rural tem se organizado e nessa reunião, que foi a terceira realizada com a presença da Fundação Renova, apresentaram à empresa uma proposta de critérios, prazos, metodologias e responsabilidades em relação a acesso a um novo terreno e a autogestão na construção das moradias. Além de um novo terreno para reestabelecer a moradia e a produção agropecuária, as famílias desejam também poderem gerir o processo de construção das suas moradias.

Essa é uma luta que continuará sendo travada pelos atingidos que estão atentos às ações da empresa e já se preparam para a próxima reunião marcada para dia 21 de dezembro de 2017.   

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro