Organização e luta são tarefas fundamentais para a classe trabalhadora

A crise mundial do capital e golpe no Brasil refletem momento histórico difícil para trabalhadores, mas a luta e a organização do povo devem seguir cada vez mais fortes, na […]

A crise mundial do capital e golpe no Brasil refletem momento histórico difícil para trabalhadores, mas a luta e a organização do povo devem seguir cada vez mais fortes, na resistência contra a retirada de direitos e entrega do patrimônio. Essa foi a mensagem geral dos participantes da Análise de Conjuntura e Balanço e Desafios do MAB para o próximo período, realizada nessa quarta-feira, 4, durante o 8º Encontro Nacional do MAB.

O povo paga a conta da “crise”

Com a grave crise financeira que afeta todo o mundo desde 2008, a ofensiva aos direitos dos trabalhadores e sobre os recursos naturais dos povos são a solução encontrada pelos os grandes banqueiros e a burguesia para retomar suas taxas de lucro.

Historicamente, a exploração dos povos e terras tem sido usada para aumentar os lucros e garantir ao capital que supere tais momentos. O povo vê seus direitos retirados, o aumento da exploração de seu trabalho, suas águas e florestas usurpadas, seu patrimônio nacional entregue em todo o mundo, especialmente na América Latina. As transnacionais e poucas famílias mais ricas do planeta se agigantam cada vez mais, aumentando a concentração de riqueza nas mãos de poucos.

Foto: Joka Madruga

O golpe é capitalista

O golpe no Brasil foi uma expressão desse movimento e aprofunda a retirada de direitos. O governo ilegítimo de Michel Temer foi incumbido pelo capital financeiro internacional da tarefa de entregar os bens e patrimônios brasileiros e arrochar cada vez mais os direitos de seu povo.

“Em momentos de ruptura democrática como o que vivemos no Brasil vale tudo. Eles não vão deixar de retirar tudo o que conseguirem de nós. O capitalismo se organiza para buscar o controle dos nossos recursos naturais, nosso trabalho e nossas vidas”, alerta Beatriz Cerqueira, professora, trabalhadora e presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais-CUT MG.

As tarefas da classe trabalhadora

Beatriz reafirma a importância das organizações populares construírem unidade e fazerem trabalho de base nesse momento. Para Beatriz, o MAB tem acertado em suas ações, mantendo a organização e luta nas bases e realizando com ousadia um Encontro Nacional em pleno golpe.

O professor universitário e atingido Carlos Vainer aponta que o momento exige de todo movimento que se proponha a fazer a luta dos povos o entendimento da realidade. “Nas leis da guerra é preciso conhecer o inimigo, conhecer a si mesmo e as condições que se travam a luta”, afirma.

Assim, a tarefa principal dos movimentos sociais e da esquerda no Brasil é cada vez mais urgente: organizar as bases, realizar lutas de resistência e construir a unidade. “O grande ensinamento que esses 26 anos do MAB nos trouxe é que com certeza não há vitórias sem organização e luta do povo. Na luta de classes, vence o mais forte, por isso temos muito pela frente”, reflete Gilberto Cervinski, militante do MAB.

Em avaliação da história do movimento, Cervinski reafirma a força dos atingidos, como trabalhadores, moradores de territórios estratégicos, vítimas da exploração e atingidos por barragens. “Estamos na classe trabalhadores e temos muitos elementos que nos fortalecem para fazermos cada vez mais a luta por uma nova sociedade”, afirma.

A construção de uma nova sociedade

A construção dessa nova sociedade está expressa no lema-síntese “Água e Energia com Soberania, Distribuição da Riqueza e Controle Popular”. Gilberto explica que quando o MAB defende a Amazônia, a Eletrobrás, a Petrobras e todo o patrimônio brasileiro, o Movimento está na luta pela Soberania. A Distribuição da Riqueza é fazer com que o dinheiro produzido pelas hidrelétricas esteja a serviço dos atingidos por barragens. E a luta para que esse patrimônio e riquezas estejam nas mãos dos trabalhadores é lutar pelo Controle Popular.

A análise do Movimento aponta que tais conquistas só serão de fato garantidas em uma nova sociedade alternativa ao capitalismo, com justiça, fraternidade e igualdade. O professor Vainer reforça que a para tal, a classe trabalhadora tem um grande desafio. “Essa mudança só e possível com uma forca social poderosa e o que se espera de um movimento é que seja parte de um processo permanente de construção dessa força social. A revolução bate na porta e às vezes a gente nem sabe, é necessário estar preparado”, diz.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro