Carta às mulheres lutadoras.

Carta das mulheres atingidas por barragens às mulheres lutadoras. Brasil 2017 Nós, mulheres atingidas por barragens, queremos apresentar a todas vocês nossa história de dor, resistência e conquista. Porque mesmo […]

Carta das mulheres atingidas por barragens às mulheres lutadoras.

Brasil 2017

Nós, mulheres atingidas por barragens, queremos apresentar a todas vocês nossa história de dor, resistência e conquista. Porque mesmo diante de todas as violações cotidianas e negação dos nossos direitos, existe uma força que nos faz acreditar e lutar.

Mas vocês podem estar se perguntando: “afinal, o que é ser uma mulher atingida?”. Para nós, todas nós somos atingidas, inclusive vocês. Sentimos na carne a opressão do patriarcado, o peso do capitalismo e a exploração do modelo energético por meio dos altos preços das contas de luz. O que nos difere é o fato de termos sido impactadas por barragens.

Como se mergulhássemos dentro de um grande pesadelo, vivenciamos a dor da perda de nossas casas, terras e do nosso jeito de viver. Cada barragem nos trouxe medo, repressão e violência. Matou o nosso rio e um pouco de nós também.

Obras faraônicas alagaram nossas memórias em nome de certo “desenvolvimento”. Mas aprendemos na prática que o grande objetivo é gerar energia, extrair minério e utilizar água em benefício de grandes corporações internacionais que visam acumular cada vez mais lucro. Nada ou quase nada é revert­ido para nós.

Mas nunca aceitamos essas violações caladas. Nós resistimos e lutamos porque é isso que fazemos desde quando viemos ao mundo. Resistimos porque dentro de nós existem vocês. E nessa grande costura chamada “arpillera”, influenciada por nossas irmãs chilenas, expressamos exatamente essa força de resistir e de nos unir. Sigamos em luta!

Um abraço a todas!

Mulheres, água e energia não são mercadorias!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro