Em Santa Rosa RS, atingidos lançam 8º encontro nacional do MAB

Na última terça-feira (14), ocorreu o lançamento do 8º Encontro Nacional do MAB (Movimento dos Atingidos pelas Barragens), no auditório do SindiCoop/AREDE. Líderes sindicais, representantes da Igreja Católica e da […]

Na última terça-feira (14), ocorreu o lançamento do 8º Encontro Nacional do MAB (Movimento dos Atingidos pelas Barragens), no auditório do SindiCoop/AREDE. Líderes sindicais, representantes da Igreja Católica e da IECLB, agricultores ameaçados pelas barragens de Garabi e Panambi se revezaram nas manifestações deste dia que é comemorado os 26 anos do MAB.

Fernando Fernandes, da coordenação estadual do MAB, ressaltou a importância do 8º Encontro Nacional do MAB que ocorrerá de 1º a 5 de outubro no Rio de Janeiro. Segundo ele, a programação será intensa nos cinco dias do evento, com presença diária nas ruas em manifestações que terão como foco o BNDES e a defesa da PETROBRAS que aniversaria dia três de outubro. O lema deste ano é “Água e energia com soberania, distribuição de riqueza e controle popular”. O evento reunirá cerca de 5 mil atingidos de todas as regiões do Brasil, para além de aliados e parceiros do Brasil e de outros países da América Latina.

O Encontro também servirá como oportunidade para a realização de uma avaliação crítica sobre o legado histórico da revolução Russa – que em 2017 completa 100 anos – trouxe para a humanidade.

A partir desta experiência histórica, o MAB pretende debater os desafios para a construção de uma nova sociedade.

Projetos de PANAMBI e GARABI

Não obstante a Justiça Federal manter liminar que suspende toda e qualquer ação sobre a barragem Panambi, suspensa por liminar da 1ª Vara Federal de Santa Rosa, e mantida pelo TRF da 4ª Região. O MAB segue atento. Em relação à Panambi, a Eletrobrás suspendeu temporariamente os estudos de viabilidade técnica e ambiental. Mas as famílias permanecem mobilizadas.No Brasil existem cerca de 1 milhão de pessoas atingidas por barragens, sendo cerca de 2 mil hidrelétricas e o Rio Grande do Sul é um estado com um número significativo de barragens. Dados fornecidos pelo MAB dão conta que de cada 10 pessoas desalojadas de suas propriedades em função de barragens, somente três recebem indenização. E mais:

a tarifa elétrica cobrada no Brasil é a 5ª maior tarifa do mundo, permitindo um lucro exorbitante para as empresas que operam as hidrelétricas. Mas, é caro apenas para os famílias de trabalhadores, pois o custo médio de 1 kW para uma grande empresa como a mineradora Vale é de R$ 0,03, no entanto o trabalhador paga R$ 0,60 por kW (A título de conhecimento: 1kW = 1.000 watts).

 

Texto e foto: Gerson Rodrigues

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro