MAB ocupa superintendência do Ibama em Porto Velho

Atingidos pelas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, construídas no rio Madeira, reivindicam reunião com o presidente do órgão para apresentação das pautas Na manhã desta terça-feira (14), cerca de […]

Atingidos pelas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, construídas no rio Madeira, reivindicam reunião com o presidente do órgão para apresentação das pautas

Na manhã desta terça-feira (14), cerca de 200 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a superintendência do Ibama, em Porto Velho (RO), para cobrar os direitos dos atingidos pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio (Santo Antônio Energia) e Jirau (Energia Sustentável do Brasil), ambas construídas no rio Madeira.

De acordo com os atingidos, a ocupação será mantida até que seja agendada uma reunião com o presidente do órgão. Esta é a segunda ocupação do Ibama apenas neste ano em Rondônia.

A manifestação faz parte do “Dia Internacional de Lutas contra as Barragens, pelos Rios, pelas Águas e pela Vida”. 

Confira as pautas dos atingidos:

 

“Santo Antônio (Santo Antônio Energia)

• Remanejamento das famílias atingidas de Jaci Paraná conforme os critérios do Plano Básico Ambiental.

• Remanejamento das famílias atingidas de Joana D’Arc conforme os critérios do Plano Básico Ambiental e reestruturação das áreas remanescentes.

• Remanejamento das famílias atingidas nos reassentamentos conforme os critérios do Plano Básico Ambiental e reestruturação das áreas remanescentes.

• Medidas emergenciais de fornecimento de água potável para as famílias.

• Apresentação do Plano de Segurança de Barragem (Lei 12.334/2010).

• Suspensão da Autorização Especial para ampliação da cota de operação da UHE Santo Antônio. 

 

Jirau (Energia Sustentável do Brasil)

• Remanejamento das famílias atingidas de Abunã conforme os critérios do Plano Básico Ambiental.

• Entrega das casas de Nova Mutum Paraná para a Prefeitura Municipal de Porto Velho e regularização das famílias ocupantes.

• Execução do Programa de Apoio às Atividades Pesqueiras.

• Apresentação do Plano de Segurança de Barragem (Lei 12.334/2010).”

 

Água e energia, com soberania, distribuição da riqueza e controle popular!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro