No RJ, manifestantes denunciam os crimes da Vale

Na manhã deste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de outros movimentos e organizações sociais cariocas fazem um ato […]

Na manhã deste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e de outros movimentos e organizações sociais cariocas fazem um ato em frente à sede da empresa Vale, na Rua Almirante Guilhem, 378, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

“Nos somamos às milhares de trabalhadoras brasileiras que hoje estão em luta e viemos na porta do prédio da Vale denunciá-la pelo crime que cometeu em Mariana, em 2015. Já se passou um ano e quatro meses e, ao invés de ser punida, a Vale é a juíza do caso. É certo o criminoso julgar suas vítimas?”, questiona Letícia Oliveira, do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Em 5 de novembro de 2015, toda a lama acumulada na barragem de Fundão se espalhou pela bacia do rio Doce, causando 19 mortes, um aborto forçado e destruição de mais de 600 Km do rio Doce. “A Vale, que já foi um orgulho para o povo brasileiro, hoje é motivo de vergonha, e demonstra a irresponsabilidade das empresas privadas na gestão do bem comum. O crime da Vale em Mariana é um exemplo emblemático do fracasso da política de privatização!”, concluiu Letícia.

Há exatamente um ano, cerca de 400 pessoas fizeram um protesto também em frente ao prédio da Vale: “No dia 8 de março de 2016 viemos devolver a lama à Vale, hoje estamos novamente aqui pra dizer que não esqueceremos esse crime e que os trabalhadores e, principalmente as trabalhadoras, não pagarão a conta da Reforma da Previdência”, afirmou a militante do Levante Popular da Juventude, Allanis Pedrosa.

Contra o desmonte da previdência

Com o ato, as manifestantes também denunciam o calote de R$ 276 milhões da Vale sobre Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Enquanto propõe que o povo brasileiro trabalhe por mais tempo para se aposentar, a reforma da Previdência Social proposta pelo governo Temer ignora os R$ 426 bilhões que não são repassados pelas empresas ao INSS. O valor da dívida equivale a três vezes o chamado déficit da Previdência em 2016. 

Além de denunciar o calote, os manifestantes criticam a proposta do governo Temer para a previdência que aumenta a idade mínima para se aposentar, entre 65 e 70 anos, e sobrecarrega os camponeses. Além de ter que pagar uma taxa, eles serão submetidos aos mesmos critérios dos trabalhadores urbanos para se aposentar.

 

“Estamos em luta em todo o país, atingidas por barragens e trabalhadoras dos mais diversos movimentos sociais e organizações populares para dizer que não ficaremos caladas, pois somos nós mulheres, que mais sofreremos com essa reforma, cujo principal objetivo é privatizar a previdência e subjugar os trabalhadores e trabalhadoras ao capital financeiro”, argumenta Diene Cardoso, militante do MAB. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro