MAB realiza etapa de formação de militantes no Rio Grande do Sul

A 3ª etapa de formação contou com a presença de 40 jovens atingidos pela Usina Hidrelétrica de Machadinho No último final de semana, entre os dias 3 e 5 de […]

A 3ª etapa de formação contou com a presença de 40 jovens atingidos pela Usina Hidrelétrica de Machadinho


No último final de semana, entre os dias 3 e 5 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou a sua 3ª Etapa de Formação de Militantes no reassentamento Machadinho, localizado no município homônimo de Machadinho (RS). Participaram aproximadamente 40 jovens, além de moradores do reassentamento, que são atingidos pela Usina Hidrelétrica de Machadinho.

Durante os três dias os militantes estudaram a importância da juventude nos processos revolucionários pelo mundo e seu papel na construção do socialismo, e também debaterem a conjuntura nacional.

Após o momento de estudo, houve encaminhamentos sobre os atos do mês de março: dia 8, Luta das Mulheres por Direitos e Contra a Reforma da Previdência; dia 14, Dia Internacional de Luta Contra as Barragens; e dia 15, Greve Geral. Como preparação para essa jornada, os jovens confeccionaram faixas e cartazes para utilizarem nos atos.

Encontro Nacional

Na noite de sexta-feira (3), houve o lançamento do 8° Encontro Nacional do MAB, contando com a presença dos atingidos pela barragem de Machadinho, aliados do movimento na região e o prefeito do município, Hamilton Centeleghe. Integrantes do MAB apresentaram os objetivos do encontro e a importância da participação dos atingidos.

O 8° Encontro Nacional do MAB será realizado de 1 a 5 de outubro, no Rio de Janeiro, e terá como lema: “Água e Energia com Soberania, Distribuição da Riqueza e Controle Popular”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro