Companheiro Silvaney Bernardi: presente!
“Ser militante não é ser estrela, mas é ser parte do firmamento” (Poema do Militante – Ademar Bogo) Na tarde deste domingo (01) recebemos a triste noticia da morte do […]
Publicado 02/01/2017
“Ser militante não é ser estrela, mas é ser parte do firmamento” (Poema do Militante – Ademar Bogo)
Na tarde deste domingo (01) recebemos a triste noticia da morte do companheiro Silvaney Bernardi, dirigente e militante sindical, vitima de câncer, em Curitiba.
Silvaney presidiu o Sindicato dos Petroleiros PR/SC e também era dirigente da FUP e CNQ. Teve sua vida pautada na defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores e na solidariedade de classe.
Engenheiro agrônomo de formação, foi operador da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul-PR. Por mais de 20 anos esteve na luta junto aos movimentos sindical e social. Presidiu o Sindipetro Paraná e Santa Catarina por duas vezes, nas gestões 2008/2011 e 2011/2014. Estava licenciado dos cargos de secretário de saúde da Federação Única dos Petroleiros (FUP), de secretário da regional sul da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNQ/CUT) e de secretário de relações com o setor privado e atividades terceirizadas do Sindipetro PR e SC.
No sábado (31) enviou mensagem despedindo-se, onde escreveu:
Amigos e amigas, gostaria de agradecer muito toda solidariedade que recebi. Estou em paz e desejo que vocês sejam muito felizes. Aprendi muito com todos vocês.
Em nome da coordenação nacional do MAB prestamos nossas condolências e solidariedade a sua companheira, filhos e demais familiares e amigos, bem como aos companheiros petroleiros. Em memória deste lutador do povo, nos comprometemos em seguir a luta em defesa do patrimonio publico, da soberania e de uma vida digna para todos.
Silvaney Bernardi, presente, presente, presente!