Companheiro Silvaney Bernardi: presente!

“Ser militante não é ser estrela, mas é ser parte do firmamento” (Poema do Militante – Ademar Bogo) Na tarde deste domingo (01) recebemos a triste noticia da morte do […]

“Ser militante não é ser estrela, mas é ser parte do firmamento” (Poema do Militante – Ademar Bogo)

Na tarde deste domingo (01) recebemos a triste noticia da morte do companheiro Silvaney Bernardi, dirigente e militante sindical, vitima de câncer, em Curitiba.

Silvaney presidiu o Sindicato dos Petroleiros PR/SC e também era dirigente da FUP e CNQ. Teve sua vida pautada na defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores e na solidariedade de classe.

Engenheiro agrônomo de formação, foi operador da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul-PR. Por mais de 20 anos esteve na luta junto aos movimentos sindical e social. Presidiu o Sindipetro Paraná e Santa Catarina por duas vezes, nas gestões 2008/2011 e 2011/2014. Estava licenciado dos cargos de secretário de saúde da Federação Única dos Petroleiros (FUP), de secretário da regional sul da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNQ/CUT) e de secretário de relações com o setor privado e atividades terceirizadas do Sindipetro PR e SC.

No sábado (31) enviou mensagem despedindo-se, onde escreveu:

“Amigos e amigas, gostaria de agradecer muito toda solidariedade que recebi. Estou em paz e desejo que vocês sejam muito felizes. Aprendi muito com todos vocês”.

Em nome da coordenação nacional do MAB prestamos nossas condolências e solidariedade a sua companheira, filhos e demais familiares e amigos, bem como aos companheiros petroleiros. Em memória deste lutador do povo, nos comprometemos em seguir a luta em defesa do patrimonio publico, da soberania e de uma vida digna para todos.

Silvaney Bernardi, presente, presente, presente!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro