MAB participa de reunião do Conselho Nacional de Direitos Humanos

Na última quinta-feira, (8), o MAB esteve presente na reunião de encerramento do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) com a apresentação da primeira versão do Relatório da Missão de […]

Na última quinta-feira, (8), o MAB esteve presente na reunião de encerramento do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) com a apresentação da primeira versão do Relatório da Missão de Mariana para averiguação das violações aos direitos humanos.

O relatório é fruto de três missões de averiguação ao local, com um amplo processo de escuta às vítimas, de estudo das posições internacionais sobre o tema. O relatório aponta em suas conclusões que a situação da bacia do Rio Doce confirma e reitera aquilo que o conselho anterior, CDDPH[1], já diagnosticava em 2010, : “que o padrão vigente de implantação de barragens tem propiciado, de maneira recorrente, graves violações de direitos humanos, cujas consequências acabam por acentuar as já graves desigualdades sociais, traduzindo-se em situações de miséria e desestruturação social, familiar e individual”.

Todavia, afirma-se no relatório que a gravidade da situação é ainda maior, basta observar que após um ano do crime, a dimensão de impactos ainda não está, de tal maneira que é impossível avaliar “com precisão e acuidade a totalidade dos danos, prejuízos, destruição e impactos causados pelo mesmo na vida das pessoas, na natureza, nas atividades produtivas, nos trabalhadores, na saúde, na liberdade, ao longo dos 663,2 KM de cursos d’água e cidades entre a Barragem do Fundão e o litoral do Espírito Santo”.

O documento será submetido a uma comissão revisora para aprofundamento das recomendações, a fim de direcioná-las aos órgãos específicos do poder público responsáveis por assegurar direitos.

A reunião também foi marcada pelo encerramento de uma gestão do Conselho, presidida pela Procuradora Ivana Farina, marcada pelo compromisso com o avanço da agenda de direitos humanos no Brasil, ao assumir uma postura crítica frente à ilegitimidade do governo, e ao retrocesso de direitos no país. Com a afirmação de que os temas de direitos humanos tratam-se do compromisso constitucional e não podem ser cortados por um reajuste orçamentário.

O MAB parabeniza a gestão por ter avançado na consolidação e legitimidade do Conselho, mesmo frente a toda a instabilidade política e social que o país passou ao longo do ano. Tivemos nossas pautas sempre recebidas pelo Conselho, e podemos afirmar inclusive que algumas vitórias são resultados desses esforços somados, como a conquista do cadastramento das famílias do Independente 1, a presença da Defensoria Pública da União no município de Altamira, entre tantas outras.

Nesse espírito de crítica ao cenário de retrocesso do avanço social do país e de crença na potencialidade do espaço, o MAB assume também uma vaga no Conselho Nacional, na qualidade de suplente da entidade aliada Justiça Global, e estará ativamente lutando para concretização dos direitos das populações atingidas, e na defesa dos direitos do povo brasileiro.


[1] Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro