Vale processa atingidos pela barragem de Fundão por protestarem contra a Samarco

Em protestos contra a Samarco, ferrovias foram trancadas Por Rafaella Dotta do Brasil de Fato  A mineradora Vale S.A. deu entrada a processos contra 13 pessoas atingidas pelo rompimento da barragem […]

Em protestos contra a Samarco, ferrovias foram trancadas

Por Rafaella Dotta do Brasil de Fato 

A mineradora Vale S.A. deu entrada a processos contra 13 pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Os processados são acusados de organizar manifestações contra a Samarco. Os protestos aconteceram em março e abril deste ano, quando famílias das cidades de Belo Oriente (MG), Aimorés (MG) e Mascarenhas (ES) trancaram a ferrovia de minério da empresa Vale S.A. 

Em Belo Oriente, no distrito de Perpétuo Socorro, os atingidos pediam solução de problemas com a água. Desde o rompimento da barragem, alguns bairros chegam a passar cinco dias da semana sem água, segundo Guilherme Camponêz, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

“Fizemos várias reuniões, mas a Samarco e a Vale não solucionavam o problema”, explica Camponêz. O fechamento da ferrovia de minério aconteceu em 7 de março e em 14 abril, resultando em dois processos. Já em Aimorés o fechamento da ferrovia aconteceu em 12 de abril e durou cerca de 10 horas. Os atingidos desocuparam o local logo depois da chegada da Polícia Militar.

Na cidade de Baixo Guandu (ES), onde os atingidos ocuparam a linha férrea seis vezes, a reivindicação era de que a Samarco levasse em conta o número real de atingidos. Pelo menos 800 pessoas moram na comunidade de Mascarenhas, todas com relação direta com a pesca no Rio Doce, mas apenas 22 pessoas recebiam o cartão de reparação financeira. Depois das ocupações o número aumentou para 300 pessoas. No entanto, oito atingidos estão sendo processados.

“A empresa tenta diminuir o número de atingidos e de indenizações”, denuncia Guilherme Camponêz. Ele, que é um dos citados no processo de Aimorés, afirma que o fechamento da ferrovia aconteceu como último recurso, devido à revolta da população com a Samarco.

Os processos estão sendo movidos pela mineradora Vale S.A., proprietária da Samarco. A assessoria de imprensa da empresa afirma que não comenta processos judiciais em andamento. 

Denúncia

O Ministério Público Federal em Minas Gerais denunciou 22 pessoas e 4 empresas pelo rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco. Dentre as denúncias, 21 pessoas são acusadas de homicídio qualificado com dolo eventual – quando se assume o risco de matar. Os procuradores da República apresentaram a conclusão das investigações nesta quinta-feira (20), em Belo Horizonte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro