MAB apoia Mobilização Camponesa, Indígena, Étnica e cultural na Colômbia
Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens do Brasil e do México estiveram durante 04 dias realizando ação de apoio e solidariedade internacional a luta dos camponeses na Colômbia. Segundo Sonia Maranhão, […]
Publicado 17/06/2016
Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens do Brasil e do México estiveram durante 04 dias realizando ação de apoio e solidariedade internacional a luta dos camponeses na Colômbia.
Segundo Sonia Maranhão, Coordenadora Nacional do MAB, a Colômbia é um dos países de alto interesse das grandes empresastransnacionais devido ao seu grande potencial para a produção energética e mineral, que em vários casos resulta em ações violentas das empresas e forças governamentais para expulsar os camponeses e indígenas dos seus territórios.
No caso colombiano a resistência do povo tem sido articulada em nível nacional envolvendo várias organizações de forma coordenada.
A organização nacional dos atingidos por barragens na Colômbia que é representada pelo Movimento Rios Vivos também participou intensamente da Mobilização nacional com destaque especial para o Estado de Antioquia onde centenas de atingidos estiveram mobilizados por mais de 15 dias na luta por seus direitos, questionando a política de expulsão dos atingidos por barragens.
Os representantes dos 03 países – Colômbia, México e Brasil- assumiram compromisso de fortalecer ainda mais os Movimentos de atingidos por barragens em todos os países da América Latina. Um dos objetivos levantados é a construção de um Movimento de Afetados por Represas – MAR – com representantes de atingidos de toda a América Latina.