Após ocupação em canteiro de obras, atingidos são recebidos por autoridades

Em reunião na assembleia legislativa do Paraná, Deputados e Copel assumem compromissos com atingidos pela UHE Baixo Iguaçu. Ministério Público sugere que, se violação de direitos continuarem, pedirá suspensão das […]

Em reunião na assembleia legislativa do Paraná, Deputados e Copel assumem compromissos com atingidos pela UHE Baixo Iguaçu. Ministério Público sugere que, se violação de direitos continuarem, pedirá suspensão das obras. 

Com a presença da coordenação do MAB, do Arcebispo de Curitiba Dom José Antonio Peruzzo, do Fórum das Entidades do Sudoeste, autoridades do poder judiciário, parlamentares, prefeitos, vereadores, representantes da Copel e do governo do estado do Paraná ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, na Assembleia Legislativa do estado do Paraná reunião para solucionar o impasse nas negociações e o descaso do consórcio Geração Céu Azul com os atingidos da UHE Baixo Iguaçu.

Na oportunidade foi apresentado histórico de dificuldades no avanço das negociações com o consórcio construtor da usina, liderado pela Neoenergia. Além de relatar a situação de angustia e desespero em que se encontram, os atingidos afirmaram que as famílias que foram desapropriadas do canteiro de obras ainda não receberam indenizações. Eder Pichette e Vicente, afirmaram que os arrendatários aguardam há mais de dois anos pelo reassentamento, conforme contrato firmado com a empresa e corroborado pelo representante do governo do estado. O Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, pediu urgência na solução dos problemas, uma vez que a situação se agrava com o passar do tempo.

A revolta dos atingidos decorre também do baixo preço oferecido para indenizações das terras. Segundo estudos do departamento de economia rural da Secretaria Estadual da Agricultura, há defasagem de 30% nos preços oferecidos pelo consórcio.

A ausência e a postergação do fechamento de um termo de acordo que inclua e garanta critérios e parâmetros para garantia dos direitos dos atingidos também foi ressaltado, bem como de um projeto urbanístico para a comunidade urbana de Marmelândia, no município de Realeza, já acordados com o consórcio Geração Céu Azul, há mais de dois anos.

Para Paulo de Souza, um dos coordenadores do fórum de entidades do sudoeste do estado, a usina que vai gerar energia e, portanto lucro de aproximadamente 200 anos deve também servir como dinamizador de um projeto de desenvolvimento para toda a região, coordenado e dirigido pelas organizações e movimentos sociais, na área da produção, industrialização, comercialização e assistência aos pequenos agricultores.

Diante da gravidade da situação de violação de direitos e do descaso com elementos e garantias importantes do processo de licenciamento, o Ministério Publico do Paraná manifestou que, caso não haja uma rápida solução para as questões sociais, ingressará judicialmente com pedido de suspensão da Licença de Instalação e consequente paralização da obra até que os direitos dos atingidos sejam assegurados. Os atingidos defendem que uma eventual paralização da obra ocorra com a manutenção dos empregos e dos salários dos trabalhadores da usina.

A Copel, sócia da UHE Baixo Iguaçu, assumiu compromisso de acompanhar o processo de negociação junto aos atingidos e a Neoenergia, bem como de buscar uma solução imediata dos problemas e da pauta apresentada.

A criação de uma comissão especial da Assembleia Legislativa, com a participação de 11 parlamentares, foi aprovada na sessão plenária na tarde desta terça-feira, 17. O objetivo é coordenar a negociação envolvendo a Neoenergia, Copel, Governo do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública e a coordenação dos atingidos.

Ao final, os participantes denunciaram a criminalização que lideranças dos atingidos vêm sofrendo, como detenções, intimações de lideranças, interditos proibitórios e a constante presença de policiais nas manifestações sem a devida identificação. Para Valdecir dos Anjos, os atingidos estão apenas reagindo às injustiças que sofrem há mais de três anos. “A policia deveria prender quem quer expulsar o povo de onde vive sem direito algum”, disse.

O líder do governo na ALEP, deputado Luiz Claudio Romanelli, assegurou que levará as reivindicações ao governo e que nos próximos dias espera ter encaminhamentos concretos sobre a pauta. Durante esta semana a coordenação dos atingidos irá se reunir e encaminhar a sequencia das atividades. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro