No Baixo Iguaçu, atingidos denunciam prejuízo de 30% em indenizações.

Governo do Estado do Paraná reconhece em documento oficial que o valor das indenizações estão abaixo do valor de mercado.                No dia 4 […]

Governo do Estado do Paraná reconhece em documento oficial que o valor das indenizações estão abaixo do valor de mercado.

             
 
No dia 4 de abril deste ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e  do Abastecimento (SEAB) do Estado do Paraná emitiu um documento que reconhece o direito dos atingidos pela barragem da UHE  Baixo Iguaçu de terem um valor maior das indenizações de suas terras.

A empresa se utiliza de normas e estabelece critérios que desajustam o preço das terras. Consideram Setembro de 2013, quando foram feito os primeiros levantamentos, como base de cálculo para o preço dos alqueires. Com isso, a empresa ignora os reajustes que devem ser feitos de acordo com a inflação até 2016.

No Estado do Paraná a pesquisa de preços de terras agrícolas existente, é realizada anualmente, servindo como preço médio para cada um dos municípios pesquisados.

A variação no período de 01/10/2013 a 02/02/2016 registradas pelos índices IPCA, Caderneta de poupança e a Variação Média do Preço da Terra Agrícola faz com que o valor do alqueire aumente em até 30 %.

De acordo com o documento da SEAB, assinado pela engenheira Agrônoma Adriana Baumel, o valor do alqueire salta de R$ 72. 727,18 (2013) para, em média, R$ 90.030.35 após que os reajustes necessários sejam aplicados.

Os atingidos não aceitam essa desvalorização de suas terras e exigem que o valor seja corrigido.

Hoje (17), na Assembleia Legislativa do Paraná, haverá uma reunião de uma comissão de atingidos com parlamentares, defensoria pública do Estado e ministério público para apontar respostas concretas para a pauta dos atingidos, como o preço das terras e o reassentamento.

             

Confira o documento na íntegra:

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro